
A Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC, o Consórcio Intermunicipal e o Senai, com apoio da Braskem, lançaram o programa Nova Indústria ABC, na terça (15), com foco em sustentabilidade e inovação. O objetivo é fortalecer a indústria local a partir das diretrizes do programa federal Nova Indústria Brasil (NIB).
“Pensar a Indústria do ABC é pensar o futuro da nossa região. Temos que olhar para as cadeias atuais, pensar em como readensar algumas partes perdidas e como conectar o que já existe com as novas cadeias que estão criadas, além de nos prepararmos para dar um salto tecnológico”, comentou o presidente da Agência, Aroaldo Silva.
Na ocasião, 30 indústrias da região aderiram ao projeto. O programa é direcionado a micro e pequenas empresas (MEs e EPPs) do setor industrial com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, que estejam dispostas a adotar práticas de melhoria contínua e modernização. Estima-se que mais de 136 mil empresas na região atendam a esse perfil e possam ser beneficiadas pelas ações.
A gerente de Relações Institucionais da Braskem, Alexandra Gioso, comentou sobre o papel da empresa na transformação local. “Iniciativas como essa, que reúnem poder público, setor produtivo e instituições de fomento, são fundamentais para fortalecer a indústria regional, estimular a inovação e impulsionar a competitividade, especialmente a partir das diretrizes do programa federal Nova Indústria Brasil”, afirmou.
As atividades previstas abrangem desde diagnósticos empresariais até a implementação de soluções tecnológicas e práticas de gestão modernas. Os destaques incluem os programas Sebraetec, ALI Produtividade, Ganhos Rápidos e Empretec, além de painéis de discussão sobre temas atuais como inteligência artificial, blockchain, realidade virtual e liderança feminina na indústria.
O gerente regional do Sebrae-SP no ABC, Vinícius da Nóbrega, comentou sobre a importância da participação das diversas instituições nos processos. “Temos as exigências de sustentabilidade, descarbonização, como foi falado, de qualidade, tecnologia, de certificações variadas e a gente precisa também, ao mesmo tempo, amadurecer a pequena empresa internamente”, destacou.
A expectativa é que o programa promova aumento de faturamento, redução de custos, geração de empregos e renda e maior competitividade para o setor produtivo regional.
Para o diretor do Senai-SP, José Heroíno de Souza, as iniciativas da instituição em digitalização e descarbonização fortalecerão o programa regional. “O objetivo é aumentar a competitividade e a produtividade das empresas, desenvolvendo o capital humano necessário para acompanhar e sustentar os avanços conquistados, bem como apoiar as indústrias na transição rumo a um futuro mais sustentável”, disse.
Adicione um comentário