Realizada pelo Sebrae-SP, evento reforça papel da instituição de fomentar o empreendedorismo

(Foto: Divulgação)
Os empreendedores do ABC ampliaram sua participação na 14ª edição da Feira do Empreendedor do Sebrae-SP, cuja abertura oficial ocorreu na última quarta (15). A região foi representada por 68 empresários, que ocuparam espaços de exposição organizados em sete eixos temáticos: Comece seu negócio, Gerencie seu dinheiro, Inovação e tecnologia, Marketing e vendas, Comportamento empreendedor, ESG – impacto social e ambiental e Cidade empreendedora.
De acordo com a consultora de negócios do Sebrae-SP e gestora da FE25 no Grande ABC, Maiara Cristina Adorni, o principal sentimento dos participantes foi o desejo de fortalecer conexões e parcerias. “Os expositores estão vendendo muito, mas o foco vai além das vendas imediatas. Eles estão fazendo contatos estratégicos, que mais à frente vão gerar negócios. O mais interessante é vê-los saindo da caixinha: não é só vender, é fazer parcerias e ser visto. Os empresários estão dispostos a se relacionar e a contribuir com o negócio do outro”, comemora Maiara.

(Foto: Divulgação)
Entre os expositores, a consultora de bem-estar e líder de expansão da marca Do Terra, Rita Itália, destaca que o evento superou as expectativas. “As vendas foram ótimas e firmamos uma parceria de consultoria com o município de Leme. Trabalhar com bem-estar e saúde em parceria com o Sebrae-SP é o casamento perfeito”, afirma. Rita também revelou que foi procurada por outros municípios interessados em projetos de bem-estar e que já planeja retornar na próxima edição. “Essa é uma tendência muito forte. Com certeza voltaremos em 2026 — inclusive, já pensamos em um estande maior.”
Em sua terceira participação na Feira do Empreendedor, Vanderlea Lima, vice-presidente da Associação Cerâmicas Baluarte, levou ao espaço São Paulo de Destinos e Sabores peças utilitárias e decorativas produzidas por mulheres atendidas no ateliê da entidade.
“A relevância de todo trabalho com o Sebrae é pensar o networking, de nos conectar com pessoas e empresas. É fundamental para a venda e a divulgação”, avalia Vanderlea.
Desde 2018, o ateliê oferece gratuitamente formação em cerâmica artesanal para moradores da comunidade do Pós-Balsa, no distrito de Riacho Grande, com o objetivo de gerar capacitação profissional e renda criativa por meio do ofício da cerâmica. Todo o trabalho desenvolvido tem como base o conceito de preservação da natureza e as peças são produzidas com impressão botânica inspirada na flora do bioma regional do Grande ABC.
O pequeno também tem seu espaço
Dentro do eixo ESG – impacto social e ambiental e cidade empreendedora, foi criado o espaço “Sebrae Comunidades – Shopping Compre do Pequeno”, destinado a apoiar o microempreendedor local. Participaram, sem custo, empreendedores que atuam com artesanato, alimentação, moda e acessórios, papelaria criativa, produtos ligados à cultura africana, itens de decoração, beleza e bem-estar, plantas e outras categorias alinhadas aos objetivos da Feira do Empreendedor 2025.
Com suas “Coisas de Mamãe & Companhia”, Santina Aparecida Ribeiro Rosa trouxe para o espaço Shopping Compre do Pequeno toucas de cetim dupla face que ela mesmo produz. O sucesso foi tão inesperado, que deixou a neta atendendo aos visitantes e ficou em casa produzindo novas peças. “Já teve lojistas que entraram em contato comigo e me adicionaram nas redes sociais. Recebi pedido até de Boituva”, comemora. Ao ser perguntada se repetiria a experiência, respondeu animada: “pode me colocar na sua lista de reserva”.
Realizada pelo Sebrae-SP, a Feira do Empreendedor 2025 teve entrada gratuita e reforça seu papel de fomentar o empreendedorismo por meio da geração de negócios, do fortalecimento de redes de contato e da divulgação de produtos e serviços de empreendedores de todo o Estado.
Carbono neutro
A FE25 reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ao ser Carbono Neutro. Isso significa que todas as emissões de gases de efeito estufa (GEE) do evento serão medidas e compensadas, garantindo que o evento una inovação, negócios e responsabilidade climática em um só propósito.
Adicione um comentário