ARY SILVEIRA BUENO Opinião

ABC Paulista: Polo Tecnológico Inovador e Conectado – VI Edição da Série

ABC é nacionalmente reconhecido há décadas por sua força industrial, relevância econômica e protagonismo social.

Há alguns anos o ABC (agora com mais esforços de entidades da quarta hélice – Sociedade), passa por novo ciclo de desenvolvimento e reposicionamento, com protagonismo crescente na inovaçãotransformação digital e empreendedorismo inovador, com Pessoas ao centro por meio da Educação, Capacitação e Letramento Digitais.

Três realizações de 2025 me inspiram para tratar do tema em pauta, são eles:

CPL – Cadeia Produtiva Local – Polo de Tecnologia – CPL TIC do ABC

ABC conquistou neste ano o reconhecimento acima concedido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e foi de CPL Consolidada, com as suas 12.186 empresas de Tecnologia. Essa conquista foi divulgada em março passado, na V edição desta série. Acesse o Blog ASPR Em Dia (www.aspr.com.br/blog)  

Três realizações de 2025 me inspiram para tratar do tema em pauta, são eles:

CPL – Cadeia Produtiva Local – Polo de Tecnologia – CPL TIC do ABC

ABC conquistou neste ano o reconhecimento acima concedido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e foi de CPL Consolidada, com as suas 12.186 empresas de Tecnologia. Essa conquista foi divulgada em março passado.

Parque Tecnológico de Santo André – PTSA

Em breve será entregue a comunidade de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo do ABC.

Desde dezembro de 2019 ele funciona como HUB – nativo digital. Em 2024 ele nos foi apresentado no 6º Encontro do Ecossistema Brasil Digital para Todos do ABC.


Instituto Brasil Digital – IBD de SCSUL Experiências em Inovação em Transformação Digital 2025

IBD por meio do seu movimento Brasil Digital para Todos – BDT, acabou de divulgar 26 Experiências, com as suas respectivas Classificações, em:

  • Experiências de Sucesso;
  • Referência Nacional; e
  • Destaque Nacional.

Acesse o Blog ASPR Em Dia (www.aspr.com.br/blog) e conheça as 26 Organizações e suas Classificações.

Entre elas estão apenas três Experiências do ABC, há potencial para muito mais: 

O que nos apresentam estes três fatos, em termos de Desafios e Oportunidades?

Apresentam a convergência de reais forças destes três fatos: CPL TIPTSA (Inauguração) e o IBD (Experiências), que somadas a inúmeras outras Experiências e Iniciativas com os seus propósitos alinhados e sintonizados, fazem toda a Diferença em Inovação e Transformação Digital, Tecnologia e Empreendedorismo Inovador no ABC, nos presenteando com Desafios e Oportunidades estratégicas, não tido em décadas.

Elenco tópicos de Desafios e Oportunidade que devem ser trabalhados pelos agentes do ABC 

  • Governança Regional Inovadora e Conectada, em linha com o título deste artigo.

Criar Conselho EstratégicoEle pode formalizar essa conexão e articulação, garantindo mais efetividade e perenidade.

  • Dinamização dos Ambientes de Inovação

Atuar com o Conselho do Ecossistema BDT SP Região ADM. Metropolitana, como articulador e catalisador para acelerar e efetivar a transformação do ABC para um destacado Polo Tecnológico Inovador e Conectado, se valendo do Lema: Comunicar e Colaborar para Realizar um novo propósito Regional, praticando 2 (dois) dos 23 (vinte e três) Fundamentos do BDTSaiba Mais

  • Inovação aberta e empreendedorismo inovador (fundamento 20); e 
  • Educação e Capacitação Digital (fundamento 23). 
  • Cultura Inovadora e Empreendedora

Eleger agentes que funcionem como consolidadores de uma nova cultura de Inovação e transformação digital, alinhado ao ESG.

  • Integração das Cadeias Produtivas com o Polo TI e demais agentes

Digitalizar e levar gestão as cadeias de valor deve ser uma prioridade regional, conforme fundamento 21 do BDT.

Dados, Indicadores e Inteligência Regional

Construir robusto banco de dados é fundamental para ações e realizações mais assertivas.

Promoção, Visibilidade e Protagonismo Nacional

Posicionar o ABC como destacado polo estratégico de inovação e transformação digital e de empreendedorismo inovador, mediante ações como a realização de eventos para esse fim.

Relaciono alguns dos principais agentes do ABC, que podem integrar uma nova Jornada de Inovação e Transformação Digital, Tecnologia e empreendedorismo inovador

ABC Valley, Academias de Qualidade, Agência de Desenvolvimento do Grande ABC, AGERH, Associações comerciais, Associações de Empresas, CEITEC/SBC, CIESP: SA, SBC e Diadema, COFIP, Consórcio Intermunicipal, CPL: Tecnologia, Saúde, RH (em desenvolvimento), ETEC, FATEC, Instituto Brasil Digital – IBD, ITESCS, Movimento Brasil Digital para Todos- BDT, Parque TEC SCSUL, Parques TEC de Santo André, SEBRAE ABC, SENAI, Sindicatos de empresas, Sindicatos trabalhadores e outros.

Concluindo

Há fortes e abundantes agentes no ABC que podem colaborar e realizar uma nova Jornada de Inovação, Tecnologia e de Empreendedorismo Inovador, com Pessoas no centro da Transformação Digital, por meio da Educação, Capacitação e Letramento Digitais. 

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário