
O Movimento Acredito, de renovação polĂtica, por meio do grupo #ForaBolsonaro, organizou campanha de financiamento coletivo para a instalação de outdoors com crĂticas ao presidente Jair Bolsonaro nos estados de SĂŁo Paulo e de Minas Gerais. No total, foram arrecadados R$ 50 mil. Em SĂŁo Paulo, foram arrecadados mais de R$ 13 mil para oito outdoors, em cinco cidades do Estado.
No ABC foram instalados cinco outdoors, sendo dois em São Bernardo; dois em Santo André e um em Diadema. Em Santo André, estão instalados na rua Oratório e na rua Coronel Alfredo Flaquer. Em São Bernardo, no viaduto José Fernando de Medina Braga e na Av. Servidei Demarchi; em Diadema, na Av.Piraporinha.
Em SĂŁo Paulo, foram contatadas 80 empresas que instalam outdoors, mas apenas trĂŞs toparam realizar a veiculação dos anĂşncios. Entre as justificativas dadas, predominaram o medo de represálias. Segundo o lĂder do Movimento Acredito no Estado de SĂŁo Paulo, Marco Martins, há um clima de medo nas pessoas. Ele cita como exemplos a intimação que o youtuber Felipe Neto recebeu da PolĂcia Civil por chamar o presidente de “genocida” e a prisĂŁo do ativista Rodrigo Pilha.
Entre os dizeres dos anúncios estão a atribuição da falta de vacinas à negação do presidente em comprá-las; a associação de Bolsonaro aos “cemitérios cheios e geladeiras vazias”; e à desorganização do governo federal. Todas contam com o slogan “Jair, pede pra sair!”.
Para o vereador suplente da Câmara de SĂŁo Bernardo, JoĂŁo Viana (Cidadania), os outdoors sĂŁo importantes para divulgar como a condução “desastrosa” do governo impacta diretamente a vida das pessoas. “A possibilidade de bolsonaristas vandalizarem os outdoors Ă© real. Entretanto, isso nĂŁo pode impedir nossa mobilização enquanto defensores da democracia, da ciĂŞncia e da boa polĂtica. Os casos de vandalismo sĂł representam como os bolsonaristas seguem as inclinações autoritárias do presidente”, disse.















