Cidades

ABC recebe primeiro simulado de queda de balão do Estado

Com o intuito de alertar sobre os riscos associados à soltura de balões, o Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) e o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) Capuava promoveram, na manhã desta quarta (12), um simulado de queda de balão em parques industriais, em especial no Polo Petroquímico do ABC.

Uma ação pioneira no Estado de São Paulo que demonstrou, em cenário real, o perigo de soltar balões. Foram feitas duas simulações. A primeira com a equipe de segurança abatendo o balão no ar e, a segunda, a queda de um balão em um tanque atmosférico de gasolina.

 “É a primeira vez que fazemos um simulado desse tipo e a importância é muito grande em função do risco do Polo Petroquímico e também das comunidades do entorno. É a primeira vez que fazemos um simulado real e isso dá a dimensão do risco. Um tanque pequeno, com pouco combustível, fez um fogaréu grande. Imagina um tanque de armazenagem com milhões de litros de combustíveis”, afirmou o presidente do COFIP, Francisco Ruiz.

Além de demonstrar os riscos de soltar balões, a ação teve como objetivo preparar as equipes de brigada de incêndio das empresas associadas ao COFIP ABC e ao PAM Capuava a agir rapidamente em emergências envolvendo quedas de balões no Polo.

“Uma iniciativa pioneira no Estado, acredito que no Brasil, desenvolvida em conjunto com o PAM de Capuava, as indústrias da região e as Defesas Civis de vários municípios. Um treinamento específico para a queda de balão. Estamos no período de estiagem, sem chuva, então o risco de incêndio aumenta muito. Queremos chamar a todos para aderir à campanha. Balão é perigoso, é uma prática criminosa. Presenciando alguma prática nesse sentido, pode ligar para a Polícia Militar, 190, Corpo de Bombeiros, 193, ou para a Defesa Civil, 199”, ressaltou o Major da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Vagner Martins.  

Na ocasião, o Major alertou para o período de estiagem deste ano, que deve ser um dos mais severos dos últimos anos. “Temos picos de calor e baixa umidade do ar na segunda quinzena de agosto e também em setembro, então, é uma grande preocupação”.

O COFIP ABC e o PAM Capuava, desde 2018, realizam a Campanha do Balão, para alertar e conscientizar sobre os riscos da soltura de balões. Entre 2013 e 2023, houve queda de 74% no número de quedas de balões na região do Polo. Em 2014, 207 balões caíram na região do Polo Petroquímico. Em 2023, foram 31. Este ano, de janeiro a maio, foram 9 quedas de balão.

“Desde 2020, foram registrados quatro anos consecutivos de queda no número de capturas de balões na região do Polo”, revelou o coordenador do PAM Capuava, Valdemar Conti.

A simulação aconteceu no Centro de Treinamentos da PMS, em Ribeirão Pires, e contou com a presença das equipes da Defesa Civil de várias cidades, equipes de brigadistas das empresas associadas ao COFIP e do prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.

“O tema é muito importante. As pessoas ainda insistem em soltar balões. Isso traz um enorme risco para as indústrias, área urbana e para área verde. Queremos ser preventivos e não corretivos. Um treinamento tão importante, a cidade está disponível para mais parcerias, trabalhos e campanhas de conscientização. Podem contar com a cidade de Ribeirão Pires”, afirmou Guto. 

 

Foto: Folha do ABC

 

Por Nicole Floret – 12/06/2024