
O ABC terminou o ano de 2025 com queda nos indicadores criminais. Roubos caíram 16,6%, homicídios, 14,5% e houve queda de 4,87% nos casos de estupros, quando comparados os números de 2025 com 2024. Os casos de roubos diminuíram nos sete municípios no período analisado, enquanto homicídios e estupros ainda tiveram alta em algumas cidades do ABC.
Em relação aos furtos de veículos, a queda foi de 5,44% e furtos em geral, foi de 1,57%. Em setembro de 2025, matéria publicada pela Folha trouxe números do mês do último mês julho na região. Na ocasião, o ABC tinha queda em todos os índices criminais em comparação com o mesmo mês de 2024. Em julho de 2025, a região teve queda de 8% nos roubos e de 39,26% nos casos de roubos de veículos. Nos furtos, a queda era de 2,07%.
Os números de crimes em queda no ABC são frutos das ações integradas das forças armadas promovidas pelo Consórcio Intermunicipal junto às sete Prefeituras da região e de São Paulo. No último mês de setembro, por exemplo, os sete municípios deram início à Operação Impacto Metropolitano, ação da Polícia Militar envolvendo mais de 2 mil agentes, 500 viaturas e o helicóptero águia, considerada a maior já realizada no Estado de São Paulo.
Somente em um dia, a operação prendeu 31 pessoas nas cidades do ABC, registrou 180 autos de infração, aprendeu 5,2 kg de drogas, registrou cinco furtos e capturou sete capturados pela justiça. A Operação ABC Mais Seguro, ação conjunta das Guardas Civis Municipais (GCM) dos sete municípios da região, também tem contribuído para a melhora da segurança no ABC, com uso de drones e inteligência artificial para enfrentamento da criminalidade.
Em São Caetano, o Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências, com mais de 650 câmeras integradas, se tornou uma referência para outras cidades do país. Além das ações integradas, as prefeituras do ABC têm investido em várias frentes e ações de segurança, como compra de novos armamentos para GCM, aumento do valor do vale-refeição e da gratificação por risco de vida, concurso para contratação de novos guardas, entre outras ações.















Adicione um comentário