
Embora ainda aconteça corriqueiramente nas cidades do ABC, os registros de crimes como roubos, estupros e homicídios têm diminuído na região desde o início do ano. É o que mostram os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).
No mês de julho, por exemplo, houve queda de 8% no número de roubos na região em comparação ao mesmo mês de 2024. Em se tratando de roubo de veículo, a queda foi de 39,26%. Quanto aos furtos de veículos, houve queda de 2,07%. No acumulado do ano, o ABC registrou queda em todos os indicadores criminais. O número de roubos de veículos caiu 28,09%, roubos em geral teve queda de 15,98%, roubos de carga (-23,13%), homicídio doloso (-10%) e número de vítimas em homicídio doloso (-14,29%).
Na quarta (17), os sete municípios do ABC deram início à Operação Impacto Metropolitano. A ação da Polícia Militar envolve 2 mil agentes e 500 viaturas, além do helicóptero Águia e é considerada a maior já realizada no Estado de São Paulo.
Na ocasião, o Coronel Carlos Henrique Lucena destacou que os indicadores criminais, em todo o ABC, vêm em uma tendência de queda acentuada, devido ao Plano de Policiamento Inteligente. “Conseguimos mapear as áreas de interesse de segurança pública alocando os ativos operacionais quando e onde precisam. Sabendo o tipo de delito, o modus operandi do criminoso, os horários e as concentrações. Isso, no ABC, vem fazendo a diferença. Registramos aumento da produtividade e a queda dos indicadores criminais”, explicou o Coronel.
Segundo o Comandante do Policiamento Metropolitano, Caio Marques de Oliveira, somente na quarta (17), com o início da operação, 17 pessoas foram presas. “Hoje, realizamos uma ação policial marcante para a região do ABC e estamos fazendo história com 2 mil policiais. A operação nem havia começado e realizamos a prisão de 17 pessoas”, afirmou.
O comandante ressaltou que foi criado um site, que usa a inteligência artificial para coordenar os dados. “Para aumentar a eficiência e a eficácia da operação, criamos um site, com inteligência artificial para coordenar e organizar os ativos operacionais. É feita uma combinação de pessoas, viaturas e os principais delitos. O site é alimentado por parcerias com as demais instituições, organizações e poderes públicos. Temos integrados neste sistema mais de 130 programas de Vizinhança Solidária do ABC. Um quarto deste programa no Estado está localizado no ABC”, disse.
Somente na quarta (17), a Operação Impacto Metropolitano prendeu 31 pessoas nas cidades do ABC, registrou 180 autos de infração, aprendeu 5,2 kg de drogas, registrou cinco furtos e capturou sete procurados pela justiça.
Além da Polícia Militar, a operação irá mobilizar a Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental, Força Tática, BAEP, Cavalaria, Canil e policiamento de moto, assegurando cobertura terrestre e aérea em pontos estratégicos das cidades. A Guarda Civil Municipal (GCM) dará suporte à Polícia Militar durante a operação.
Adicione um comentário