Educação

ABC tem as melhores Etecs do Estado

 Santo André e Ribeirão Pires possuem as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) classificadas entre as 50 melhores escolas públicas do Estado. As Etecs Julio de Mesquita, em Santo André, e Profª Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires, ocuparam a 12ª e 35ª posição do ranking das 50 Melhores escolas públicas do Estado de São Paulo, respectivamente, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021, divulgado na sexta (16), pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A nota média das Etecs de todo o Estado no Ideb foi 5,9. A Etec Julio de Mesquita recebeu nota média de 6,5 e a Profª Maria Cristina Medeiros, 6,2. O índice é superior à média obtida pelas escolas de Ensino Médio no Brasil (4,2), pelas escolas estaduais do País (3,9), pelas escolas públicas brasileiras (3,9) e pelas escolas privadas (5,6).

   A Etec Julio de Mesquita, em Santo André, foi criada em 1935 com o nome de Júlio César Ferreira de Mesquita, jornalista que dirigiu o jornal O Estado de São Paulo. A unidade é a mais antiga da região do ABC. Em 1982, foi incorporada ao Centro Paula Souza, e passando a se chamar Escola Técnica Estadual Júlio de Mesquita. A Etec Ribeirão Pires, iniciou suas atividades em 2006. A região do ABC possui outras cinco Etecs, localizadas em São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra.

Ideb – Criado em 2007, o Ideb monitora o desempenho da educação no Brasil. O indicador reúne o fluxo escolar (aprovação, retenção e evasão) e as médias de desempenho nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que, no caso do Ensino Médio, avaliam Língua Portuguesa e Matemática.