Saúde

ABC terá quatro novas e modernas Unidades de Saúde

No ABC, serão investidos cerca de R$ 21,16 milhões na construção das novas quatro UBSs, sendo duas em Santo André, uma em São Bernardo e uma em Mauá

Santo André, São Bernardo e Mauá terão, ao todo, quatro novas e modernas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), serão construídas 1,8 mil novas unidades de saúde em todo o país, sendo 290 no Estado de São Paulo.

   No início deste mês, o Ministério da Saúde apresentou o Projeto Referencial de Arquitetura e Engenharia das novas UBSs. Os novos equipamentos contarão com serviços assistenciais avançados como sala de amamentação, Salas Lilás para atendimento de mulheres em situação de violência, consultórios de atendimento individualizado com acessibilidade, salas de vacinação e espaços coletivos internos e externos que valorizam as práticas coletivas integrativas.

  Haverá também consultório odontológico, farmácia, sala de curativos, de medicação e coleta de exames e área verde com horta. No ABC, serão investidos cerca de R$ 21,16 milhões na construção das novas quatro UBSs, sendo duas em Santo André, uma em São Bernardo e uma em Mauá.

   Segundo o Ministério da Saúde, as UBSs serão organizadas por núcleos temáticos assistenciais e integrados, visando fortalecer a integralidade do cuidado, a gestão clínica compartilhada, humanizada e multiprofissional, promovendo acolhimento, acessibilidade e o bem-estar dos usuários, que serão recebidos em um espaço com ambiência inclusiva e de fácil compreensão.

   As soluções de saúde digital, como a telessaúde, serão integradas, com o intuito de melhorar a qualidade e o tempo de resposta dos atendimentos ao conectar a atenção primária com a atenção especializada à saúde.

   Para as novas UBSs, foram incorporadas estratégias para construção de edificações sustentáveis, com ventilação e iluminação naturais em todos os ambientes, práticas para uso racional da água e reuso, instalação de placas fotovoltaicas e equipamentos de baixo consumo energético.