O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, nesta sexta (3) de julho, durante coletiva de imprensa, junto ao prefeito de São Paulo, Bruno Covas; aos secretários estaduais, de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen (foto); de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi; de Esportes, Aildo Rodrigues Ferreira; de Cultura, Sérgio Sá Leitão; de Turismo, Vinicius Lumertz; ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, João Gabbardo dos Reis; ao novo coordenador do Centro, Paulo Menezes e a economista Ana Carla Abrão, nova atualização das fases do Plano SP.
“Todos nós queremos passar logo por essa tempestade, porém, a travessia ainda não terminou. Não podemos e não vamos relaxar”, afirmou Doria.
Nesta próxima segunda (6), será permitida a abertura, para a região Sudeste e a Capital do Estado, classificados na fase 3 (amarela), de bares, restaurantes, salões de beleza, com capacidade reduzida para 40%, funcionamento de 6h, distanciamento e com protocolos sanitários específicos para cada setor. Segundo Patricia Ellen, o que permitiu essa reabertura, entre outros fatores, foi a média de ocupação dos leitos de Covid-19 no Estado, que está em torno de 64%, com o índice de 20,2 leitos por 100 mil/habitantes.
Apesar de anteriormente, ter sido anunciado que os setores de academias, que só poderiam ser reabertas na fase 4 (verde), nesta sexta (3), a secretária informou que, após quatro semanas na fase 3 (amarela), poderão ser reabertas com horário de funcionamento de 6h, capacidade de 30%, com agendamento de horário online e seguindo protocolos de distanciamento e uso de máscaras.
Também será permitida, após o mesmo período, a reabertura de cinemas, museus, bibliotecas, teatros, salas de espetáculos, etc, (antes permitidos apenas na fase 5/azul), com capacidade máxima de 40%, funcionamento reduzido por 6 horas; assentos com distanciamento; compra antecipada online e suspensão do consumo de alimentos e bebidas.
Reclassificação- Campinas voltou para a fase 1 (vermelha), Ribeirão Preto permaneceu na classificação da fase 1 (vermelha) e Itaquaquecetuba entrou em alerta, com risco de retornar à fase vermelha.
Alvo da Lava-Jato- O governador ainda fez comentário sobre a denúncia contra o senador e ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) e sua filha Verônica Allende Serra, hoje, pelo MPF (Ministério Público Federal) por suspeita de lavagem de dinheiro. “Declaro apoio à Lava-Jato, como já faz há anos, de maneira ampla e irrestrita às investigações dos fatos, mas, jamais condenar por antecipação. À Justiça, cabe avaliar, julgar e apenas depois se manifestar plena e definitivamente”, afirmou.