AME Memórias de São Bernardo

Acampamento do D.E.R.-participação na construção da Via Anchieta e do crescimento de São Bernardo

Pintura de Hugo Duzzi retratando uma residência do D.E.R.

O D.E.R. está localizado do lado direito da Via Anchieta, sentido São Bernardo/São Paulo. O bairro vai do Estádio Primeiro de Maio até a Rua Djalma Dutra. Para construir a Via Anchieta, na década de 1940, era preciso centenas de trabalhadores.
Foram construídos acampamentos para os novos funcionários e um desses foi o do D.E.R., sigla do Departamento de Estrada de Rodagem do Estado de São Paulo. Foi construído onde ficava o sítio da família Pires, comprado pelo I.A.P.I. (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários) e depois cedido ao D.E.R.
O desenhista Foshe Baddini projetou as 250 casas de madeira, concluídas em 1951. Nelas, os operários encontraram a sua morada, durante a construção da nova Via, que parte foi inaugurada em 1947 e a conclusão em 1953. Terminada a obra, alguns voltaram para o lugar de origem, mas a maioria permaneceu e outros trouxeram ou constituíram família.
Meu sogro, Romão Meceguel, foi um dos operários que permaneceu no D.E.R. Com a Via, São Bernardo recebeu um crescimento extraordinário e em 1960 já possuía mais de 60 mil habitantes. Em 1955 surgiu o Esporte Clube D.E.R.
Celebridades do D.E.R. (Vila das Paineiras): João Antonio Leite, o “João Boieiro”, que entregava alimentação para os trabalhadores; o enfermeiro José Ginez Ramble – Tudo Azul – eleito seis vezes vereador, de 1964 a 2000; Milton Cruz, técnico de futebol do São Paulo F.C.; Carlos Cavalcanti, repórter da TV Record, SBT e Bandeirantes; Dona Matutina e Erondina Cristina de Jesus.
Casei com Ana Meceguel, moradora do DER, e estamos juntos há 61 anos.

Tércio A. Nelli – integrante da AME (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo)

José Ginez Ramble, mais conhecido como “Tudo Azul”, no posto médico do D.E.R. (Acervo Centro de Memória de São Bernardo)

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário