
O D.E.R. está localizado do lado direito da Via Anchieta, sentido São Bernardo/São Paulo. O bairro vai do Estádio Primeiro de Maio até a Rua Djalma Dutra. Para construir a Via Anchieta, na década de 1940, era preciso centenas de trabalhadores.
Foram construídos acampamentos para os novos funcionários e um desses foi o do D.E.R., sigla do Departamento de Estrada de Rodagem do Estado de São Paulo. Foi construído onde ficava o sítio da família Pires, comprado pelo I.A.P.I. (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários) e depois cedido ao D.E.R.
O desenhista Foshe Baddini projetou as 250 casas de madeira, concluídas em 1951. Nelas, os operários encontraram a sua morada, durante a construção da nova Via, que parte foi inaugurada em 1947 e a conclusão em 1953. Terminada a obra, alguns voltaram para o lugar de origem, mas a maioria permaneceu e outros trouxeram ou constituíram família.
Meu sogro, Romão Meceguel, foi um dos operários que permaneceu no D.E.R. Com a Via, São Bernardo recebeu um crescimento extraordinário e em 1960 já possuía mais de 60 mil habitantes. Em 1955 surgiu o Esporte Clube D.E.R.
Celebridades do D.E.R. (Vila das Paineiras): João Antonio Leite, o “João Boieiro”, que entregava alimentação para os trabalhadores; o enfermeiro José Ginez Ramble – Tudo Azul – eleito seis vezes vereador, de 1964 a 2000; Milton Cruz, técnico de futebol do São Paulo F.C.; Carlos Cavalcanti, repórter da TV Record, SBT e Bandeirantes; Dona Matutina e Erondina Cristina de Jesus.
Casei com Ana Meceguel, moradora do DER, e estamos juntos há 61 anos.
Tércio A. Nelli – integrante da AME (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo)

Adicione um comentário