Negócios

ACISBEC, 80 anos: “O maior legado que a Associação pode deixar é o caminho de empreender”, diz Valter

Valter Moura Júnior: presidente da ACISBEC

   A Acisbec (Associação Comer-cial e Industrial de São Bernardo) completou 80 anos de fundação, na sexta (27) de setembro. O presidente, Valter Moura Júnior, em entrevista exclusiva, relembrou alguns dos fatos mais marcantes da trajetória da entidade.

   “A associação tem um papel muito importante no desenvolvimento de São Bernardo. A Acisbec foi fundada em 1944, fundada com a participação do banqueiro e prefeito Wallace Simonsen e também por vários comerciantes”, contou.

   Nesta época, São Bernardo ainda era um distrito de Santo André e os integrantes da Acisbec atuavam em prol da emancipação do município. “Os empresários e comerciantes se reuniam na rua Marechal de Deodoro, no Centro e discutiam sobre como desenvolver a cidade. Também não tínhamos a nossa autonomia administrativa e esses comerciantes, empresários, tiveram participação na emancipação, na busca da independência de São Bernardo, em novembro de 1944, mesmo ano de fundação da associação”, explicou.

   Valter revela que a associação acompanha as mudanças do mundo e da cidade ao longo dos anos. “A Acisbec passou por várias administrações públicas e também por várias crises econômicas. E foi nessas crises que a entidade se manteve atuante e presente. Foi durante os planos econômicos Cruzado, Bresser, Verão, Collor, que mexeram, principalmente com a população, que adoramos estratégias para que a nossa cidade pudesse se estabelecer de uma maneira progressista, desenvolvimentista”, afirmou.

   Outro período que marcou a história da entidade foram as décadas de 1950 e 1960, quando São Bernardo era conhecida como a capital do móvel e do automó-vel. “As grandes fábricas de móveis se instalaram na cidade e, depois, as indústrias automobilísticas vie-ram com o intuito de acelerar o desenvolvimento de São Bernardo. Não tínhamos uma estrutura pronta para isso. Então, a Acisbec contribuiu durante toda a sua trajetória nessa ação de orientação, de desenvolvimento, de mostrar as necessidades para os empreendedores. São Bernardo foi crescendo. Muitos migrantes trouxeram, cria-ram suas famílias, a Acisbec sempre esteve atenta a isso”, relembrou.

   Assim, a modernidade chegou à São Bernardo e com ela as indústrias. “Muitos filhos desses migran-tes e desempregados, que trabalhavam nas fábricas automobilísticas, começaram a empreender. Então, a cidade começou a criar uma gama de serviços muito grande. São Bernardo ainda tem uma vocação industrial, mas hoje é uma cidade muito mais voltada para a prestação de serviços para a nossa sociedade e para todo o ABC”, explicou.

   O presidente também falou sobre os acontecimentos que marcaram a história da entidade. Entre eles está a EXPO Acisbec, realizada quando a associação celebrou 50 anos. “A exposição foi um marco também na história, onde reunimos todas as grandes empresas, as entidades que construíram São Bernardo, no antigo Pavilhão Vera Cruz, mostrando a verdadeira história da cidade. Algo que nenhuma associação comercial teve”, contou.

   Além disso, a conquista da sede própria, com 4 mil m², em 2006, também foi outro marco. “A sede própria foi o sonho de uma grande parte de diretores e, principalmente, do último presidente, que foi o meu pai. Esse era o sonho maior dele, entregar uma sede uma das maiores sedes do Estado”, disse.

FOCO NO EMPREENDEDORISMO

   Atualmente, a Acisbec oferece cursos de aperfeiçoamento para os empreendedores, em parceria com o Sebrae, a consulta do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), Rodas de Negócios, realizadas a cada dois meses, oferece o serviço de Certificado Digital, possui parceria com o Sicredi, para atender os empreendedores em busca de crédito, entre outros.

   O presidente também se dedicou ao processo de internacionalização da Acisbec. “Realizamos um acordo de cooperação com a Associação Comercial de Barcelos, em Portugal, para os empresários e comerciantes que buscam uma oportunidade de empreender no exterior”, destaca.

   Contudo, Valter ressalta que o principal foco da entidade continua sendo estimular o comércio de São Bernardo, acompanhado a constante modernização da economia. “O maior desafio nosso é acompanhar essa transformação que ocorre no mundo todo, principalmente na área tecnológica e trabalhar incentivando o empreendedorismo, enfatiza. O maior legado que uma associação pode deixar é o caminho de empreender, pois aquele que sempre trabalhou a vida toda e perdeu o emprego, pode encontrar uma opção para que ele tenha um rumo, tanto da sua vida quanto da sua família”, completa.

   Valter se emocionou ao relembrar do pai e ex-presidente da associação. “É um sentimento de gratidão a tudo que ele fez pela cidade, pela entidade e pelas pessoas que passaram na Acisbec. Pelo amor que ele teve e que tem, onde quer que ele esteja, pela grande obra de deixar para São Bernardo uma das maiores Associações Comerciais do Estado, em área construída. Então, para mim, é um desafio, porque a minha responsabilidade aumenta e a mudança repentina, dos nossos valores, do mundo em relação à rapidez da tecnologia faz com que tenhamos que trabalhar cada vez mais para conseguir manter esse legado vivo”, finaliza.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário