A formação de uma Vizinhança Solidária para o comércio foi proposta durante o evento ‘Os Desafios da Segurança Pública em São Bernardo e ABC’ realizado, na sexta (9), na sede da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo).
A ideia foi divulgada durante a apresentação do tenente-coronel Vlamir Luiz Machado, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, sobre a situação da segurança em São Bernardo. De acordo com o tenente-coronel, o projeto é criar uma rede de proteção.
“Queremos implementar um projeto-piloto que consiste em um conjunto de medidas destinadas a diminuir o número de ocorrências sofridas pelo comércio. É possível criar ações entre essa própria comunidade, como a gravação de imagens, e que possam ser usadas, rapidamente, para acionar a Polícia Militar. Seria mais um canal de comunicação entre a polícia e os comerciantes”, explicou.
De acordo com ele, o maior número de registros de furtos recebidos pela corporação é relacionado a estabelecimentos comerciais. “Pelo menos 40%. O número 190 recebe mais de seis mil ocorrências por mês”, explicou.
O presidente da Acisbec, Valter Moura Júnior, disse que a Associação está à disposição para discutir e implantar qualquer projeto que promova a segurança para o comércio e a sociedade. “Esse é o nosso desafio e papel enquanto instituição, o de proporcionar e debater temas que contribuam para uma sociedade melhor e mais justa”, afirmou.
União – Os Desafios da Segurança Pública também discutiu a busca de soluções com a integração entre as forças policiais; a Militar, Civil e Guarda Civil Municipal no combate à criminalidade.
“Não há como trabalhar sozinho. É importante a integração das forças para combater a criminalidade. Mas também o que chamamos de participação das forças vivas, que são as vozes da sociedade como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e prefeitura”, acrescentou o Coronel Marcelo Gonçalves, Comandante do CPA/M-6 Comando do Policiamento da Área da Metropolitana.
O delegado seccional de São Bernardo, Ronaldo Tossunian, disse que é importante que a sociedade seja ouvida em suas demandas. “Eventos desse tipo, em que a comunidade pode dialogar conosco, é cada vez mais frequente e importante. E, por outro lado, também podemos explicar e mostrar o que estamos fazendo”, ressaltou.
Representando o prefeito Orlando Morando, o coronel Carlos Alberto, também secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, disse que em se tratando de segurança das pessoas, todos devem participar. Segundo ele, é importante o papel da sociedade, por meio dos Consegs (Conselho de Segurança), para discutir, acompanhar e analisar a solução de problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas e estreitar laços.
Também participaram do evento, Marigildo Fabretti, presidente da Associação dos Amigos da Polícia Militar; André Vial, representante do Conseg; da ADESG (Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra, e membros da diretoria da Acisbec.