Cidades

Acisbec realiza evento sobre investimentos na Espanha

Programa de treinamento de seis meses em Madri ou Barcelona, mão de obra qualificada com baixos custos, logística e infraestrutura atraentes foram algumas das vantagens oferecidas por executivos espanhóis para empresas brasileiras investirem ou exportarem para o mercado espanhol. A apresentação foi realizada durante o seminário Espanha como destino e porta de entrada para a Europa, África e Ásia, realizado na quarta (22) na Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo).

Valter Moura, presidente da ACISBEC, falou durante seu discurso de abertura sobre a importância do evento para as empresas brasileiras, mas também destacou para os representantes espanhóis o potencial econômico da região do ABC, especialmente São Bernardo, como importante polo de atração para companhias de países da Europa.

“É preciso deixar a crise de lado e trabalhar para estimular ainda mais as atividades econômicas. Com trabalho e criatividade vamos sair dela. Por isso, estamos fazendo este evento, acreditamos na retomada e o mercado já dá sinais positivos com a queda da inflação e dos juros. Vamos abrir oportunidades de negócios e estamos aqui para ajudar aqueles que tiverem interesse”, disse.

Assim como o mercado europeu pode atrair empresas brasileiras, o inverso também pode acontecer, principalmente em São Bernardo, pelo seu perfil econômico. “Cerca de 30% das empresas instaladas na região do ABC estão em São Bernardo, contabilizando 80 mil empresas, sendo 10 mil do setor industrial e 24 mil de comércio e serviços. Em todas as sete cidades são 250 mil empresas”, afirmou Moura.

Negócios – Durante o seminário, os executivos apresentaram as vantagens econômicas e geográficas características do mercado, apoios, subsídios e incentivos oferecidos pelo governo espanhol às empresas brasileiras e aos empreendedores que tenham interesse na internacionalização utilizando a Espanha como entrada para Europa e África.

De acordo com Alejandro Gomez, diretor do Escritório de promoção de Negócios do Gobierno Vasco no Brasil, o país Basco é um ótimo local para as empresas que desejam se posicionar na Europa, especialmente nos segmentos metalúrgico, aeronáutico, energia e máquinas industriais, com ênfase no setor de automação. “80% da produção de peças e serviços para carros na Espanha é feita no País Basco, um ótimo local para empresas que desejam se posicionar na Europa”, disse Gomez.

Ana Fornells, conselheira econômica e comercial da Embaixada da Espanha, apresentou o Rising Startup, um programa especial para startups estrangeiras que tenham interesse em passar seis meses em Madri ou Barcelona, com espaço de coworking e networking gratuitos.

 “Temos muitas informações para atrair empresas brasileiras relacionadas ao aspecto fiscal e tributário no mercado e seguro de crédito. A internacionalização é importante para sair da crise. Não podemos colocar todos os ovos numa cesta, apenas. Valer considerar que toda Europa teve 72 milhões de turistas em 2016 e 500 milhões de habitantes, que são potenciais consumidores e com uma boa renda per capta. Além de tudo, a Espanha é uma plataforma para negociar impostos com países da América Latina e África. São ótimos acordos que evitam que a empresa pague impostos duas vezes por uma mesma atividade”, ressaltou Ana.

Segundo a executiva, outra vantagem para investimento na Espanha é o baixo custo da mão de obra, abaixo da média europeia. “Nossa mão de obra é muito qualificada, com nível acima da Alemanha e Itália. Temos as melhores universidades públicas e privadas e na área de tecnologia contamos com 80 parques tecnológicos. Também temos uma burocracia menos complicada que outros países”, disse.

Sobre a infraestrutura, Ana disse ser vantajosa para a movimentação de mercadorias em função do transporte marítimo, aeroportos, além de o idioma não ser difícil.