Fabio Picarelli

Agricultura urbana/horta

Muitas pessoas acreditam que por morar na zona urbana não é possível cultivar a agricultura em meio à agitação da metrópole.

O fato é que a agricultura urbana existe e está mais próximo da gente do que pensamos. Um diagnóstico do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) identificou a existência de 175 hortas ativas na cidade e 25 hortas em unidades escolares. Esse estudo é importante ferramenta para a implantação de políticas públicas nesse segmento.

A agricultura urbana é praticada em pequenas áreas, em especial na periferia, e destinada à produção de cultivos para consumo próprio ou para a venda em pequena escala, como os mercados de bairros. Pratica-se em quintal, varanda, jardim vertical e espaço gourmet. Hoje, a tendência de crescimento é muito comum em apartamentos residenciais.

Em franca ascensão, está expandindo nas grandes metrópoles brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro. Em meio à crise climática que aperta os calcanhares de quem vive no planeta, o cultivo do verde passa a ser parte obrigatória, uma solução para os desafios contemporâneos.

Entre esses desafios, o principal é reduzir a temperatura das cidades, já que os estudos indicam que o plantio de hortas pode reduzir os gases do efeito estufa em até 0,2%. Agricultura e fatores climáticos estão fortemente interligados.

Além disso, contribui para a segurança alimentar. Hortas e pomares proporcionam alimentos frescos e saudáveis à sua mesa. Significa um alívio ao bolso do consumidor, que pode colher da sua produção; e gerar emprego e renda alternativa para o produtor.

Pode-se cultivar qualquer coisa, tais como hortaliças, frutas, plantas medicinais e plantas ornamentais. Mas é preciso levar em consideração o ambiente e o clima.

E qual o passo a passo para fazer a agricultura urbana? É bem simples: arrume um espaço, alterne os cultivos e use sementes orgânicas. Observe se a espécie precisa de iluminação natural e a quantidade de água e nutrientes para o desenvolvimento sadio.

Com certeza você vai aprender muito com o cultivo. Para cada planta existe uma técnica diferente de manuseio. O fruto do seu tratamento é a colheita.

Que o diga o grupo ambiental Plantar Hoje para Colher Amanhã.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário