O candidato a deputado federal, Ailton Lima (PSD), em entrevista exclusiva à Folha do ABC, revelou que a principal bandeira da sua campanha é voltada ao desenvolvimento econômico, geração de trabalho e renda; que, nestas eleições, a disputa para uma vaga na Assembleia Legislativa está mais acirrada, do que para a Câmara dos Deputados, e que está se sentindo “bastante solto para ser acolhido” por essas diversas candidaturas, a deputado estadual, da região.
Ailton iniciou sua trajetória na política, em 2004, como suplente na Câmara de Santo André, quando obteve 2.291 votos. Em 2008, com mais de 4,2 mil votos, foi eleito vereador. Em 2012, foi reeleito, sendo o segundo vereador mais votado da cidade, com quase 6 mil votos. Em 2014, foi candidato a deputado federal, mas não foi eleito. “Estrategicamente cometemos um equivoco, viajamos muito pelo Estado, quando nosso nome estava muito bom e bem construído em Santo André, e no ABC”, revela. Em 2016, Ailton tentou ser prefeito e obteve 50 mil votos.
Lima conta que sua estratégia para vencer a disputa contra outros candidatos é focar na região. “Nossa prioridade total é nossa cidade. Cerca de 70%, 80% do nosso tempo e energia ficará em Santo André e no ABC. No restante, investiremos em pontas de trabalhos fora, na região mogiana, campineira, Vale do Paraíba e Baixada Santista”, revela.
Apoios
Ailton conta com o apoio de vereadores. Em Mauá, do Ricardinho da Enfermagem, Sinvaldo Carteiro, Tchacabum e Jotão. Em, Ribeirão Pires, do Archeson (Rato). Em Rio Grande da Serra, Ailton conta que recebeu um pedido do prefeito Gabriel Maranhão, para a cidade obter maior representatividade em Brasília. Em Diadema e São Bernardo, Ailton conta que tem trabalhos com algumas lideranças, principalmente em igrejas. E, em Santo André, conta com a participação do vereador Almir Cicote e com apoio do prefeito Paulo Serra.
Projetos
Caso eleito, Ailton irá trabalhar para que o ABC volte a receber investimentos. “Queremos que o ABC volte a ter a importância que já teve. Está faltando representatividade. A bandeira nosso mandato será voltada ao desenvolvimento econômico e geração de trabalho e renda”, garante. O candidato ainda relembra o trabalho exercido enquanto secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Santo André, cargo que ocupou até fevereiro último. “Santo André se destacou pela maior taxa de empregabilidade do ABC. Tivemos a vinda de importantes grupos e empresas. Tudo tem relação com o ambiente atrativo que criamos, para que o empreendedor retornasse”, disse. Lima garante que seu mandato será pautado em iniciativas semelhantes. “Queremos criar condições para que a nossa região, volte a ser o celeiro das indústrias”, enfatiza.
Disputa
Ailton avalia com tranquilidade o cenário de disputa eleitoral. “Costumo fechar os olhos para outras candidaturas e sigo o nosso caminho. Acredito que em Santo André, até por conta do resultado da última eleição, 50 mil votos, o nome, hoje, mais lembrado na cidade, tem sido o nosso”, garante. E ainda acredita que os candidatos, durante a campanha, deverão ser muito sabatinados. “Quem tem vida limpa, que não tem que passar uma campanha se explicando, terá mais facilidade, me incluo neste grupo. E, temos 14 anos de ficha limpa. Isso sem dúvidas nos ajuda bastante”, disse.