Política

Alckmin anuncia capitalização da Sabesp em Nova York

O governador Geraldo Alckmin anunciou, na segunda (15), na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), que serão feitos estudos para criação de uma holding de saneamento básico que reunirá a Sabesp e outras possíveis empresas subsidiárias. O evento foi a primeira agenda oficial do governador nos Estados Unidos, numa viagem para apresentação de projetos a investidores, que acontecerá até quarta (17).

O Programa Estadual de Desestatização – PED aprovou, na sexta (12), a realização de estudos para capitalização da Sabesp. A proposta prevê a criação de uma sociedade anônima para exercer o controle acionário direto sobre a Sabesp. O Estado de São Paulo continuará, em qualquer hipótese, detendo participação acionária suficiente para garantir o exercício do controle acionário da empresa.

“Com a criação da holding, onde ficará a Sabesp e outras possíveis empresas do Estado, nós conseguiremos trazer mais capital privado, mais investimentos para ampliar o trabalho e contar com a expertise da iniciativa privada”, explicou Alckmin. O governador destacou que “poderão ser criadas subsidiárias relacionadas ao saneamento básico, como por exemplo, resíduos sólidos.” O anúncio aconteceu durante a comemoração dos 15 anos da entrada da Sabesp na Bolsa nova-iorquina.