Política

Alckmin participa da abertura da Marcha dos Legislativos Municipais

Na noite de terça (25), o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, participou da abertura da 22ª Marcha dos Legislativos Municipais. Na ocasião, ele reforçou a importância das Câmaras de Vereadores para a democracia e o fortalecimento dos governos locais. “O legislativo tem pluralidade. É ali que se aprende a conviver, ouvir, dialogar e questionar. É a mais importante escola da democracia”, disse.

Na fala para uma plateia de cerca de cinco mil presentes ao Opera Hall, em Brasília (DF), Alckmin ressaltou o trabalho que o Governo Federal vem fazendo para apoiar os governos estaduais e municipais, em ações como a abertura de mais de seis mil vagas para profissionais de saúde em todas as 27 Unidades da Federação, por meio do Mais Médicos. O programa tem previsão de abertura de 15 mil novas vagas até o fim do ano.

O presidente em exercício lembrou ainda do reajuste de até 39% para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que permitiu reforçar a qualidade da merenda escolar depois de cinco anos sem correção, e a volta da Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, em que a União arca com até 95% do valor do imóvel destinado a famílias de baixa renda no programa habitacional.

Adicionalmente, Alckmin abordou a importância da governança local na definição das políticas públicas nas cidades. “Temos que estimular que as pessoas participem. A vida pública bem feita é amor ao próximo. Meu pai dizia: ‘Na vida não basta viver, é necessário conviver’. O século XIX foi o século dos impérios. O XX, dos países. Este é o século XXI, é das cidades, é do governo local, é dos municípios”.

CADÚNICO – Também presente ao evento, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, reforçou um pedido a vereadores e vereadoras para incentivarem a atualização do Cadastro Único, ferramenta indispensável para garantir o acesso aos programas sociais do Governo Federal a quem realmente precisa.

“Não podemos deixar ninguém que está na pobreza e passando fome de fora. Com apoio dos municípios, podemos dar a mão e cadastrar. Com ele, avaliamos quem tem direito ao Bolsa Família, à tarifa de energia social, a ter prioridade no Minha Casa, Minha Vida, assim como no Luz para Todos, Água para todos, um conjunto de programas”, listou.

Dias ressaltou que o Governo Federal busca a integração do MDS com estados e municípios sem olhar filiação política ou ideológica. “Independentemente de partido, vamos dar as mãos e trabalhar juntos. Nossa missão é tirar o país do Mapa da Fome, reduzir a pobreza, aumentar a classe média e ter uma economia forte”, listou.

Presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatt destacou a importância estratégica da participação de autoridades federais e do legislativo federal no evento.

“Essa é a maior Marcha em 59 anos de união dos legislativos municipais. O objetivo é chamar a atenção de Brasília para o fortalecimento do legislativo municipal. Nós queremos voz também para os homens e mulheres que fazem a diferença nos municípios brasileiros. Que bom que temos deputados, que bom que temos senadores, que bom que temos ministros, que temos a Presidência da República. Temos um compromisso fundamental com o cidadão”, disse.

EVENTO – A 22ª Marcha dos Legislativos Municipais, que ocorre em Brasília (DF), visa destacar a importância das câmaras municiais para o fortalecimento da democracia. O evento mobiliza agentes públicos municipais para debater temas nacionais e de interesse dos municípios e do parlamento local, além de proporcionar a integração e o intercâmbio de experiências entre os participantes de todo o país. A programação segue até 28 de abril.