A Câmara Espanhola de Comércio no Brasil promoveu, na quarta (5), mais uma edição do já célebre Jantar de Gala, que reúne autoridades e grandes personalidades do empresariado espanhol e brasileiro. Como tradição, duas personalidades foram premiadas pela instituição em reconhecimento a seus feitos, uma espanhola e uma brasileira.
A personalidade brasileira que recebeu o reconhecimento neste ano foi o vice-presidente da República, e atual presidente em exercício, Geraldo Alckimin, um dos políticos mais importantes do Brasil, que, dentre tantos cargos eletivos, foi por quatro vezes governador do Estado de São Paulo. Com esta homenagem, a Câmara quer reconhecer o trabalho realizado por Alckmin em todas as suas responsabilidades, sempre em prol de uma agenda política que tem priorizado a estabilidade institucional e o desenvolvimento econômico, tanto em São Paulo como agora em seu cargo de vice-presidente da República.
Em seu discurso, o vice-presidente destacou a importância dos negócios bilaterais e os investimentos da Espanha para o desenvolvimento de setores estratégicos do país. Ele também frisou a influência cultural no Brasil e principalmente no estado de São Paulo, “A Espanha está em nossos corações há muito tempo. Quem fundou São Paulo foi São José de Anchieta, da Ilha de Tenerife [na Espanha]. Esses anos todos [os espanhóis] só fizeram crescer essa amizade e essa parceria, sendo a Espanha, hoje, junto com os Estados Unidos, a campeã de investimentos no Brasil”.
Já a personalidade da Espanha foi Mario Ruiz-Tagle, CEO da Iberdrola, por seu destaque no trabalho do grupo espanhol Iberdrola, no qual ingressou há mais de duas décadas para trabalhar em sua filial no Brasil. Aqui, ocupou diferentes cargos de responsabilidade na Neoenergia, até ocupar o cargo de country manager e CEO por mais de dez anos, coincidindo com um desenvolvimento significativo das atividades da empresa em todas as áreas do negócio elétrico no mercado brasileiro e com a entrada da Neoenergia na Bolsa de Valores de São Paulo em 2019. Sua experiência e excelente trabalho no Brasil o levaram à Espanha, onde atualmente atua como CEO da Iberdrola a nível mundial.
O encontro contou também com as participações de nomes relevantes como Marcos Madureira, presidente da Câmara Espanhola, Maria Del Mar Fernandez–Palácios, Embaixadora da Espanha no Brasil, e Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.