Política

Alesp aprova programa de estágio remunerado para alunos da rede pública

Medida prevê o recebimento de bolsas mensais no valor de até
R$ 1 mil (Foto: Rodrigo Costa)

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, em Sessão Extraordinária realizada, na terça (20), a criação de um programa de estágio remunerado para estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual. A medida, de acordo com o Governo, prevê o recebimento de bolsas mensais no valor de até R$ 1 mil.

 Ainda de acordo com o Executivo, autor do Projeto de Lei 388/2024, o Programa Estágio SP pretende ampliar a inserção dos jovens no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, reduzir a evasão escolar. O público-alvo são os alunos a partir dos 16 anos, regularmente matriculados e com frequência efetiva nas aulas.

 A Secretaria Estadual da Educação irá lançar editais para firmar parcerias com instituições e empresas privadas que queiram receber os estagiários. Inicialmente, o programa deve beneficiar 5 mil estudantes e ser ampliado para até 30 mil estagiários.

Além disso, a iniciativa vai oferecer a oportunidade de estudantes do Ensino Médio regular atuarem como monitores no reforço escolar dos colegas. O objetivo é que esses alunos bolsistas desempenhem atividades de auxílio ao aprendizado, com supervisão de professores-orientadores.

“Avanço importante para a empregabilidade jovem nas cidades paulistas”, considerou a deputada Ana Carolina Serra (Foto: Angelo Baima)

A deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania) votou à favor do projeto. “Avanço importante para a empregabilidade jovem nas cidades paulistas. Demanda trazida pelo Terceiro Setor nas discussões da Frente Parlamentar pela Integração das Políticas Públicas de Combate à Vulnerabilidade Social da População, criada por nós no início do mandato. Mais um passo para inserirmos a juventude no mercado de trabalho”, considerou a parlamentar.