Cidades

Alunos da FGV acompanham gestão de saúde em Diadema

Um grupo de 20 alunos universitários dos cursos de Administração Pública, Administração de Empresas e Direito da FGV (Fundação Getulio Vargas) participou de uma imersão nos equipamentos de saúde da rede de Saúde de Diadema, acompanhando durante toda uma semana o funcionamento do sistema. O encontro foi fruto de uma parceria entre a Secretaria da Saúde de Diadema e a FGV e ocorreu de 4 a 8 de abril.

Os estudantes puderam conhecer presencialmente as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Vila Paulina (inaugurada em dezembro) e Paineiras, todas as alas do Quarteirão da Saúde, o Samu, o Espaço Colmeia e o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), além das áreas administrativas da Secretaria da Saúde. Durante as visitas, assistiram a apresentações da secretária da Saúde, Rejane Calixto, e de gestores da área e trocaram experiências com servidores.

“É muito importante para nós, que somos trabalhadores e gestores do SUS, poder contribuir para a formação dos jovens estudantes, mostrando na prática o quão desafiador e prazeroso é trabalhar no Sistema Único de Saúde”, afirmou a secretária de Saúde, Rejane Calixto.

Para Roberto Moreira, assessor do gabinete da secretaria de Saúde, trazer os alunos para dentro do sistema foi positivo para eles e para a Prefeitura. ”Eles trouxeram a visão deles do que viram aqui dentro, inclusive dando sugestões para nós”.

“A ideia foi demonstrar para esses estudantes a rede assistencial de Diadema, o quanto ela é ampla, grandiosa e complexa. Diadema é uma cidade de gestão participativa e a implantação dessa rede não aconteceu por acaso, foi uma construção política que teve o papel da comunidade”, disse Adriano Massuda, professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV) e membro do FGV-Saúde.

Segundo o professor, em apresentações que fizeram após as visitas, os alunos, todos cursando entre o terceiro e o último ano de seus cursos, elogiaram o comprometimento dos funcionários e pensaram em soluções visando a aumentar a eficiência, a alocação dos gastos e a eficiência das compras públicas através de mudanças de legislação. “De fato esse encontro foi uma troca muito positiva.”

Para a estudante Ana Clara Mattos, cursando Direito, foi muito especial fazer esses encontros presenciais e conversar com os funcionários. “O que marcou mesmo foi perceber esse envolvimento das pessoas. Muitas vezes, quando olhamos para a teoria dentro da faculdade, não conseguimos perceber esse lado muito humano que tem dentro da gestão, de dedicação integral de todo mundo.”

Marina Jabur, estudante de Administração Pública, ressalta que encontrou uma equipe muito comprometida e que “foi muito mais rico entender como se dá uma política pública na teoria, que é o que a gente vê na faculdade, e como ela tem de ser modificada para ser implementada na prática”.