O estudante de engenharia de Produção da Fundação Santo André (5º semestre), Pedro Milani e seu grupo de trabalho, foi selecionado entre 2,5 mil inscritos, para o Programa Inovathon da Scania, que teve como tema central nesta edição a Sustentabilidade.
A empresa promove, anualmente, o Inovathon para incentivar novos talentos a conhecerem a rotina da multinacional e pensarem em soluções para os problemas atuais. Nesta edição o projeto foi realizado simultaneamente na Suécia, Holanda e Brasil, fortalecendo o intercâmbio e troca de conhecimento entre os estudantes.
Pedro Milani explica que o trabalho foi realizado em equipe e focou no tema logística para minimizar os efeitos da Fome no Brasil. “Nossa tese é que a fome poderia ser bastante reduzida se houvesse uma correta logística e distribuição dos alimentos. Desenvolvemos o projeto junto à Ecovias e apresentamos na Bienal do Ibirapuera, unindo pequenos agricultores e hubs de distribuição”, revela.
Após algumas fases eliminatórias, o trabalho dos alunos da Fundação Santo André foi selecionado. A 1ª fase foi uma prova online em grupo sobre logística verde. A 2ª fase foi um game simulador online sobre economia circular, a 3ª fase uma conversa com o RH da Scania e a 4ª fase, o desenvolvimento do projeto em grupo durante quatro dias juntamente com a Scania e empresas parceiras. O objetivo final do projeto é aproximar a rotina da empresa ao mundo acadêmico.
Neste final de maio a equipe passará uma semana na matriz da Scania, na Suécia. A equipe é composta por Gustavo Martins, João Vilar, Letícia Lanzi, Pedro Milani e Rauni Beling.