
A rede municipal de ensino de Ribeirão Pires obteve destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2025 com a premiação de oito alunos da Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm. Os estudantes foram reconhecidos com premiações que incluem medalhas e certificados de menção honrosa – concedida aos alunos com melhor desempenho de acordo com a categoria, conforme critérios da organização da Olimpíada.
Receberam medalha de bronze na premiação nacional os alunos Murilo Antonio Ramos Araujo e Samuel Lusiano Brigante Lima, ambos matriculados no 9º ano C do Ensino Fundamental. No âmbito da premiação estadual, Murilo Antonio Ramos Araujo também foi contemplado com medalha de prata, enquanto Samuel Lusiano Brigante Lima recebeu medalha de bronze.
Ainda na premiação estadual, a aluna Rafaela Mendes Delgado, do 7º ano B, e o aluno Lucas Motinho Prado, do 9º ano C, receberam medalha de bronze. Ambos também foram contemplados com certificado de menção honrosa na premiação nacional, conforme resultado oficial da OBMEP 2025.
Na categoria Menção Honrosa Nacional – Nível 1, destinada a estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, foram reconhecidos Daniel Bordim Pereira (6º ano C), Kamille Pinheiro Simplicio (7º ano A) e Rafaela Mendes Delgado (7º ano B). Já na categoria Menção Honrosa Nacional – Nível 2, voltada a alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, receberam o certificado Lethicia Oliveira Esteves, Lucas Motinho Prado e Lucas Rodrigues Limberg, todos do 9º ano C.
Para o secretário de Educação de Ribeirão Pires, Raphael Volpi, os resultados reforçam o impacto do trabalho desenvolvido na rede municipal. “O desempenho dos nossos alunos na OBMEP demonstra o comprometimento das equipes escolares e a importância do investimento contínuo na educação pública. São conquistas que valorizam os estudantes e fortalecem o ensino municipal”, afirmou.
A OBMEP é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivos estimular o estudo da matemática, identificar talentos e promover a inclusão social por meio da educação. Para alunos de escolas públicas, a Olimpíada concede medalhas nacionais e estaduais, além de certificados de menção honrosa. De acordo com o regulamento da competição, apenas os medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas e bolsa mensal de R$ 300, concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
As cerimônias de premiação da 20ª edição da OBMEP ocorrerão em 2026, em datas a serem definidas pela organização. As medalhas nacionais contam com cerimônia oficial de entrega, enquanto as medalhas estaduais são distribuídas pelas coordenações regionais. Os certificados de menção honrosa são encaminhados às escolas e também disponibilizados nos sistemas oficiais da Olimpíada.















Adicione um comentário