Cidades São Bernardo

Alunos da rede municipal de São Bernardo fazem ‘tour’ pela Câmara e pelo gabinete da prefeita

20 alunos do Conselho Mirim da EMEB Doutor Vicente Zammite Mammana conheceram a Câmara, o Salão Nobre do Paço e o gabinete da prefeita

Grupo de 20 estudantes que integram o Conselho Mirim da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Doutor Vicente Zammite Mammana, no bairro Planalto, participaram, na terça (26), do Projeto ‘Tour com a Turma’. A atividade começou com um piquenique na Esplanada do Paço, e seguiu para uma visita guiada à Câmara, conduzida pela vereadora Nina Braga. Na sequência, foram recebidos no Salão Nobre do Paço Municipal, onde participaram de encontro e bate-papo com a prefeita Jessica Cormick, que depois levou os alunos para conhecerem o gabinete.

O secretário de Educação de São Bernardo, Júlio César da Costa, e sua adjunta, Jussara Bezerra, participaram da atividade. Os estudantes foram acompanhados pela diretora da EMEB, Regina Maura Mazzari Viegas, e pelas professoras da unidade Paloma Maria dos Prazeres e Jumara Gomes de Oliveira. Profissionais da pasta de Educação, Olavia Maria Peres Araujo, Vanessa Aparecida Sousa Lelis, Maria Ednaéria Arcanjo de Lima e Isamara Silva Muniz, coordenadora do ‘Tour da Turma’, completaram a comitiva.

O ‘Tour com a Turma’ é um projeto da Secretaria de Educação do município, em parceria com a pasta da Cultura, proposta que nasceu do entendimento de que a formação cidadã vai além dos conteúdos curriculares, pois se constrói também com vivências reais. As visitas ao Legislativo e ao prédio do Executivo foram incluídas na programação do aniversário de 472 anos de São Bernardo, como parte do projeto de ampliação cultural e formação dos alunos da rede municipal.

A avaliação é a de que, ao conhecerem os espaços de decisão política e de gestão municipal, os estudantes passam a compreender melhor como funciona a administração pública e a importância da participação social. E que essa vivência promove o senso de pertencimento, o respeito às instituições e estimula a reflexão sobre os direitos e deveres de todos os cidadãos, desde a infância.

Crianças solicitaram à prefeita melhorias na escola, no cuidado com pessoas em situação de rua e com os animais (Fotos: PMSBC)

VIVÊNCIA – No encontro, Jessica Cormick falou um pouco sobre seu dia a dia, atribuições e responsabilidades, assim como incentivou a apresentarem demandas que consideram importantes. Ouviu pedidos de melhorias na escola, no cuidado com pessoas em situação de rua e com os animais. Também questionou sobre qual profissão gostariam de seguir. Entre as respostas, médico, arquiteto, enfermeiro, jogador, professor e modelo.

“Estou muito feliz em receber vocês aqui no Salão Nobre, espaço onde fazemos reuniões com secretários e vereadores para discutir projetos importantes para nossa São Bernardo. Mas esse espaço é também da população, da qual vocês fazem parte, e trouxeram demandas e sugestões para melhorar nossa cidade. Esse projeto (‘Tour da Turma’) é excelente e, por isso, tem todo o meu apoio. Espero que mais estudantes possam participar, e conhecer um pouco como é o trabalho do Legislativo e do Executivo”, disse a prefeita.

Ali, o ponto alto para os 20 alunos foi o fato de todos poderem se sentar na cadeira da prefeita, de quem partiu a sugestão. Na despedida, ela foi abraçada por todo o grupo e falou sobre o sentimento que ficou da visita. “Esse é um momento de alegria, de recarregar as baterias com a energia positiva proporcionada pelo entusiasmo, sinceridade e felicidade dessas crianças.”

ATIVIDADES EXTERNAS – A diretora Regina Maura explicou que a escola tem 297 estudantes, em regime integral, que costumam fazer atividades externas relacionadas ao estudo de meio, que é realizado de acordo com o que estão trabalhando em sala de aula e dentro do projeto político-pedagógico da unidade. “Esse tour é incrível, porque além de conhecerem o espaço público que é o Paço Municipal em si, que muitos nem conheciam, eles vão saber, por exemplo, o papel do vereador, que também é de representação, como é o deles, enquanto Conselho Mirim E esse contato direto com o Legislativo, com o Executivo, é maravilhoso para eles’, comentou.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário