Amcham reunirá procurador da Lava Jato e Columbia University
A continuidade da construção da cultura de integridade e anticorrupção no setor público e privado brasileiro será pauta de seminário promovido pela Câmara Americana de Comércio, nesta segunda (14), das 8h às 13h. O Fórum de Compliance da Amcham, na sede da entidade, em São Paulo, reunirá grandes empresas, advogados e especialistas da Columbia University analisando os impactos das operações em curso, avanços internacionais em gestão de risco e a mensuração da efetividade dos programas corporativos.
No painel “As investigações anticorrupção do Ministério Público Federal (MPF)”, o procurador da Lava Jato Carlos Fernando dos Santos Lima (foto) abordará os avanços previstos, além de apresentar um balanço das operações desdobramento nas corporações. Lima é especialista em compliance, crimes do colarinho branco e colaboração premiada. Na Lava Jato, é um dos principais negociadores de acordos de delação.
O encontro também contará com a presença do corregedor-geral da União, Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, Antônio Carlos Vasconcellos Nóbrega, que abordará os desdobramentos da Lei Anticorrupção no Poder Executivo Federal.
Empresas que foram alvo de investigações e como elas reformularam políticas e ações de compliance também farão parte do evento. O painel será formado por Isabel Franco, sócia da KLA (Koury Lopes Advogados), João Carlos Orzzi, vice-presidente de governança, risco e compliance da Vexia, Reynaldo Goto, diretor de compliance da Siemens e Luciana Servija, diretora de compliance da Embraer.
No painel internacional, especialistas da Escola de Direito da Universidade de Columbia – uma das mais conceituadas dos EUA – debatem tendências internacionais para compliance e gestão de riscos. Os palestrantes são Thomas Trebat, diretor do Columbia Global Centers, Marcos Troyjo, co-diretor do BRICLab da Columbia University, e os professores Merritt Fox, do programa de Direito e Economia dos Mercados de Capitais da universidade, e Paul Lagunes, da Escola de Relações Públicas e Internacionais de Columbia. As palestras de Fox e Lagunes serão transmitidas de Nova York.
O terceiro e último painel é formado por três empresas reconhecidas pela experiência na aplicação de programas de compliance: General Motors (GM), Movida, Grupo Ultra e Construtora Queiroz Galvão. Os painelistas são Ricardo Cabral, diretor de compliance da GM para o Mercosul, Odair Oregoshi, diretor de gerenciamento de riscos, controles e compliance da Movida, Denis Cuenca, diretor de riscos, compliance e auditoria do Ultra, e Ana Cristina Freire, diretora de Compliance da Queiroz Galvão. A moderação será de Antonio Gesteira, sócio de Forensic Technology da KPMG.
O Fórum de Compliance da Amcham é aberto a participação de advogados, executivos e empresários de companhias de variados portes e segmentos. O evento acontece das 8h às 13h, na sede da Câmara Americana, na Rua da Paz, 1.431, Chácara Santo Antônio. Informações pelo e-mail inscricao@amchambrasil.com.br.