A Toyota encerrou, de vez, as operações da planta de São Bernardo, no mesmo mês em que atingiu a marca de 300 milhões de veículos produzidos desde 1935. A unidade do ABC foi a primeira fábrica da marca fora do Japão. Sua história começou em 1962.
Por meio de nota oficial, a empresa informou: “A Toyota do Brasil confirma que finalizou o processo de transferência das operações da fábrica de São Bernardo do Campo para as unidades em Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz. Com isso, a unidade de SBC deixa de operar a partir desta data.
A Toyota valoriza a história da fábrica de São Bernardo e reconhece a dedicação dos envolvidos por todo legado e crescimento da companhia construídos com a comunidade, parceiros e colaboradores ao longo de 60 anos.
A concentração estratégica das operações no interior de São Paulo oferece oportunidades de crescimento para a Toyota na competitividade da companhia diante dos desafios do mercado brasileiro”.
No início de abril do ano passado, a Toyota havia confirmado que fecharia sua fábrica em São Bernardo. O encerramento das atividades estava programado para começar em dezembro de 2022, terminando em novembro de 2023.
A fábrica de São Bernardo produziu as últimas peças no dia 11 de novembro e teve os portões fechados de forma definitiva na última quinta (16), quando a montadora realizou o desligamento dos últimos 150 funcionários da unidade, que focava na produção de peças para veículos das outras unidades brasileiras e para exportação à Argentina e Estados Unidos.
O SUV Bandeirante, a princípio, foi o primeiro e único veículo da marca japonesa feito em São Bernardo. A produção durou de 1962 a 1997. O modelo, portanto, tratava-se de uma versão brasileira do Land Cruiser.
Atualmente, a unidade de São Bernardo era a sede administrativa da Toyota e também produzia peças para a linha de motores em Porto Feliz (SP) e componentes de exportação para a montagem do motor do sedã Camry, nos Estados Unidos. As outras unidades da montadora no Brasil estão localizadas em Sorocaba, de onde saem Yaris e Corolla Cross, Indaiatuba, responsável pela produção do Corolla e Porto Feliz, onde são feitos motores.