Política

Após Bolsonaro cancelar reunião com Le Drian, Doria recebe o ministro francês

O governador João Doria se reuniu, na terça (30), com o Ministro da Europa e dos Negócios Estrangeiros da França, Jean-Yves Le Drian, que esteve pela primeira vez em São Paulo. Foram estabelecidos sete pontos centrais no encontro, meio ambiente, tecnologia, educação, saúde, agricultura, comércio exterior e infraestrutura com foco em desestatização.

“São Paulo é signatário do acordo de Paris, de 2015, que, aqui o Ministro viu de forma muito enfática. Nós seguimos rigorosamente os termos desse acordo e vamos avançar no programa de cooperação na área ambiental já a partir da próxima semana, com o entendimento com a diplomacia francesa”, comentou o governador em coletiva de imprensa após a reunião diplomática.

O Acordo de Paris é um compromisso internacional discutido entre 195 países com o objetivo de minimizar as consequências do aquecimento global.

“Fiz questão de terminar essa viagem pelo Estado e pela cidade de São Paulo, porque ambos declararam e reiteraram a ligação e o respeito aos acordos de Paris”, destacou o Ministro Jean Yves Le Drian. “Temos especial apreço pela participação e comprometimento de São Paulo em todas as ações de proteção do meio ambiente e desenvolvimento de novas políticas”, comentou o ministro destacando um dos pontos centrais do governador em relação a sustentabilidade, focando transição ecológica em articulação com a transição econômica.

Participaram também do encontro Frédéric Doré, Diretor das Américas e Caribe, do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros; Brieuc Pont, Cônsul-Geral da França em São Paulo; Simond de Galbert, Conselheiro do Gabinete do Ministro para Américas e Assuntos Estratégicos; Olivier Rémond, Ministro-Conselheiro Encarregado de Assuntos Econômicos da Embaixada da França no Brasil e Nicolas Laitselart, Cônsul-Adjunto, Adido de Imprensa.