Estamos prestando, neste espaรงo destinado ao Editorial, uma homenagem ao professor Nelson Zanotti (jรก falecido), que durante anos escreveu artigos para este jornal na pรกgina dois. Assim, abrimos o espaรงo do Editorial para homenageรก-lo, que, quando vivo, nรฃo teve oportunidade. Um grande abraรงo, professor..
Veja as dicas comportamentais que poderiam constar nos livros de etiqueta โ se o foco fosse mais precisamente a saรบde e a qualidade de vida: Evite comer lendo ou assistindo ร televisรฃo. Dessa forma vocรช acaba comendo sem perceber e, consequentemente, demais.
Se vocรช se sente ansioso ou estressado na hora da refeiรงรฃo, o melhor รฉ tirar cinco minutinhos para relaxar antes de comeรงar a comer. Inspire fundo e expire lentamente algumas vezes. Com as emoรงรตes em ebuliรงรฃo, vocรช corre mais riscos de fazer escolhas erradas ou cometer excessos. Ouse, experimente. A monotonia alimentar nรฃo representa sรณ perigo de tรฉdio, mas de deficiรชncias nutricionais tambรฉm. Varie o cardรกpio, combine os diversos tipos de alimentos, descubra diferentes modos de preparo.
Faรงa trocas inteligentes โ como preferir carnes magras ร bovina e trocar o arroz branco pelo integral (o mesmo vale para o macarrรฃo). Quem come devagar tende a comer menos e desfrutar mais do sabor dos alimentos. No comeรงo, รฉ preciso forรงar um pouco a barra, mas vocรช logo se acostuma.
Nรฃo basta cuidar do prato principal. Uma refeiรงรฃo saudรกvel inclui acompanhamentos bem escolhidos, Veja como รฉ possรญvel se alimentar bem, com todos os itens a que um belo almoรงo tem direito.
Cafezinho โ Uma xรญcara estรก liberada. Se quer perder peso, use adoรงante. โOs de estรฉvia sรฃo os mais saudรกveisโ. Quem usa aรงรบcar pode optar pelo mascavo, que tem menos aditivos quรญmicos nocivos ร saรบde. Cafรฉ coado (caseiro ou de cafeteira comum) รฉ melhor que o expresso, que pode conter substรขncias associadas ร elevaรงรฃo do colesterol.
Bebida โ A ingestรฃo de bebidas durante ร s refeiรงรตes nรฃo รฉ consenso entre os nutricionistas. Em todo caso, vocรช pode tornar mais saudรกvel esse hรกbito se optar por um suco de frutas fresco em vez de refrige-rante. E em pequena quantidade, como recomenda o nutricionista. โUm copinho de 200 mlโ, limita. Mesmo os refrigerantes light ou zero tรชm toxinas que podem pre-judicar a perfeita absorรงรฃo dos nutrientes pelo organismo.
Sobremesa โ Frutas ou doces com frutas sรฃo a melhor opรงรฃo. โAproveite o preรงo da fruta da โestaรงรฃoโ, sugere o nutricionista Daniel Bandoni. Evite sobremesas muito aรงucaradas ou com creme de leite, que sรฃo consideradas โcalorias vaziasโ pelos nutricionistas. Isto รฉ, engordam sem nutrir.
Bibliografia โVivaSaรบdeโ











