Opinião

Arrival, lança sua primeira van

A startup de veículos elétricos Arrival produziu a primeira van de bateria em sua fábrica no Reino Unido, dizendo que “prova” que o conceito de micro fábrica funciona à medida que a empresa embarca no desafio de iniciar a produção em larga escala.
A empresa, que é apoiada pela Hyundai e listada no ano passado, pretende iniciar a fabricação de sua van de entrega para a UPS antes do final do ano, depois de realizar mais testes de produção em sua nova fábrica em Bicester e ajustar sua cadeia de suprimentos.
O grupo se baseia na ideia de que o uso de “microfábricas” altamente robotizadas permitirá que ele alcance muito mais rápido o ponto de equilibrio, do que usar grandes usinas tradicionais favorecidas pela indústria automobilística.
Apesar dos atrasos e da necessidade de retirar os planos de abrir sua primeira fábrica nos EUA, o fundador e presidente-executivo Denis Sverdlov disse que a empresa finalmente mostrou que a ideia era viável. “Conseguimos o que dissemos que faríamos? Sim. Fizemos na hora? Não.” Ele admitiu que o processo foi “mais difícil do que o esperado” e que a empresa planejava fazer mais modelos antes de iniciar a produção para os clientes.
É um marco para um negócio que, como muitas startups, tem lutado tanto com a industrialização quanto com a queda da confiança dos investidores.
A empresa foi listada em março do ano passado por meio de uma fusão reversa com uma Special Purpose Acquisition Company, mas suas ações caíram mais de 90% desde então. A Arrival cortou um terço da equipe no início deste ano e engavetou os planos de fazer um ônibus e um veículo de carona, para economizar dinheiro.
Nos três meses até junho, perdeu US$ 89,6 milhões e disse que tinha US$ 512,6 milhões em caixa. Ela afirma ter cerca de US$ 6 bilhões em pedidos, incluindo seu acordo com a UPS.
A empresa ainda espera levantar fundos adicionais no próximo ano e permanecerá vários anos longe da lucratividade, mesmo depois de começar a gerar receita com a venda de suas vans, disse na sexta-feira.
A Arrival tem “vários caminhos para levantar capital”, incluindo retornar aos acionistas por mais dinheiro, disse o diretor financeiro John Wozniak. Sverdlov disse que o negócio se tornará positivo em dinheiro dentro de dois a três anos após o início da produção em larga escala.
Embora a maioria das novas startups de veículos elétricos, da Tesla à Rivian, tenham lutado para iniciar a produção, a Arrival acredita que sua abordagem de fábrica a ajudará a evitar algumas das armadilhas.
Em parte isso ocorre porque é mais verticalmente integrado, mas também a falta de uma “linha de produção” tradicional significa que é capaz de adicionar componentes a um veículo na ordem em que chegam ou reter alguns veículos sem interromper a produção mais ampla.
“Definitivamente teremos nosso próprio inferno de produção”, diz Sverdlov, referindo-se à agora famosa avaliação de Elon Musk sobre os problemas de fabricação da Tesla. “A questão é o quantum disso.”
A empresa garantiu todos os chips de que precisa para o próximo ano, embora permaneça em dívida com os fornecedores porque há mais de 700 peças que entram no veículo, acrescentou.
Existem “milhares de pequenas coisas” que ainda podem dar errado na produção, disse ele. “Quando uma coisa não funciona a tempo, tem um impacto em todas as coisas.