A AFUM (Associação Força e União das Mulheres), localizada no bairro da Paulicéia, em São Bernardo, realiza um trabalho com mulheres e famílias que precisam de apoio psicológico após sofre-rem violência doméstica, oferecendo sessões de psicologia, psiquiatria, rodas de conversa, yoga, entre outras ações. Fundada oficialmente em 2022, a instituição já realizou mais de 1.000 atendimentos.
Camila Cabral, fundadora da AFUM, explica que a associação foi criada em nome das lutas que as mulheres passam ao longo da vida. “Sempre gostei de ajudar as pessoas e, há alguns anos, passei por alguns abortos, até conseguir engravidar e hoje ser mãe de um menino de 4 anos. Quando eu estava grávida, uma tia muito querida faleceu, e por muitos anos, ela foi vítima de violência doméstica. Então, pensando no trabalho que já realizo no meu salão de beleza que fica em Moema, em minhas experiências e na minha tia, decidi fundar a AFUM, com a missão de cuidar e trabalhar a autoestima das pessoas, transformando sonhos em realidade”.
Os serviços prestados pela associação são jurídicos, psicologia, psiquiatria, além de promover rodas de conversa de conscientização. No início, o atendimento era realizado apenas para mulheres que sofriam violência doméstica. Hoje, a AFUM também acolhe mães atípicas, arrimo de família, além da inclusão de crianças e homens que buscam fazer tratamentos juntamente com a mulher que sofreu agressão. “Entendemos que oferecer o tratamento para a família como um todo, quando o homem também busca se tornar uma pessoa melhor e após avaliação da nossa assistente social, é um caminho ideal para a transformação de todos”, explica Camila.
Uma das atividades mais procuradas pela AFUM são as aulas de yoga, que trabalha o corpo e a mente. “Iniciamos com o yoga há um ano, com uma turma de 20 pessoas. Hoje, são mais de 200, incluindo homens que, após os 60+, querem acompa-nhar as esposas e praticar conosco. Mesmo assim, nosso público femi-nino representa a grande maioria”, explica Camila.
Ações voltadas para os meses coloridos são realizadas frequente-mente na AFUM. Alguns exem-plos são as ações de Agosto Lilás. Foi realizada uma roda de conversa sobre violência doméstica e familiar contra a mulher juntamente com a Dra. Kelly Sacchetto, delegada seccional de São Bernardo, e sua equipe. Além da palestra, também foi promovida uma caminhada com a participação de mais de 300 pessoas. No Setembro Amarelo, as iniciativas foram ao encontro dos cuidados com a saúde mental. No Outubro Rosa, as ações se voltaram à prevenção do câncer de mama, realizando, no salão de beleza da fundadora, cortes de cabelo gratuitos acima de 20cm para doação. “Para 2025, temos muitos planos para expandir ainda mais essa consciência que defendemos, principalmente em São Bernardo”, finaliza a fundadora da AFUM.
Para conhecer mais sobre a AFUM e os serviços que a associação oferece, entre em contato por mensagem privada pelo Instagram @afumulheres, pelo WhatsApp (11) 93047-4435, ou pessoalmente, na Rua Lapa, 575, bairro Paulicéia, São Bernardo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.
Adicione um comentário