Negócios

Associação Comercial de São Bernardo celebra 78 anos

   O empresário Valter Moura Júnior assumiu, recentemente, o comando da Associação Comercial e Industrial de São Bernardo (Acisbec), após um legado de 33 anos do presidente e seu pai, Valter Moura, falecido em junho último. Na próxima quarta (28), a entidade irá celebrar 78 anos de fundação e Valter preparou uma programação especial.

   A Acisbec foi fundada em 27 de setembro de 1944 com o objetivo de defender os interesses dos comerciantes e empresários locais. “A história da Acisbec se confunde com a emancipação política de São Bernardo. O primeiro presidente foi o Manoel Corazza e a entidade nasceu de um grupo, que inclusive contava com a participação do próprio prefeito Wallace Simonsen. Era a Sociedade Amigos do Bairro. A Acisbec sempre foi a segunda maior força do município. No começo, a maioria dos comerciantes que faziam parte eram do setor moveleiro, mas ela foi se aprimorando, desde a emancipação política de São Bernardo”, conta Valter.

   O presidente revela que a entidade sempre teve o papel de contribuir para o desenvolvimento econômico de São Bernardo. “A Associação sempre teve um papel de ajudar o crescimento, tanto econômico, quanto social da cidade. Antigamente, a Associação tinha outras ações, oferecia crediário, realizava as consultas de inadimplentes por meio de fichas, com cadastro dos comerciantes. Depois, com o avanço, com o desenvolvimento da indústria, fazíamos a consulta ao SPC, dos cheques. Mas, sempre trabalhando pelo desenvolvimento dos próprios comerciantes locais, e com as discussões com o poder público, com participação muito ativa, até hoje”, explica.

   Segundo Moura, atualmente, o papel da entidade é de trazer mais empresas, empregos e desenvolvimento para a cidade. “Claro que precisamos do apoio do poder público, mas podemos sempre trabalhar nessas parcerias. Onde o poder público facilita a atração de negócios, tentamos trabalhar a manutenção dessas empresas, através de qualificação, capacitação e ações que beneficiam o desenvolvimento econômico da nossa cidade”, afirma.

   Sobre seu pai e presidente da Acisbec, por 33 anos, Valter Moura, contra sobre o papel relevante que desempenhou no comando da entidade, como por exemplo, na construção da sede própria. “O Valter Moura foi presidente com mais tempo na presidência, foram 33 anos como presidente e 7 anos membro da entidade. Foram 40 anos de Acisbec. A vida pessoal dele se confundia com a vida entidade. O maior sonho dele era a construção de uma sede própria, tendo em vista que a Associação Comercial estava para ser despejada, em um determinado momento. Então, ele primeiro levou a sede para um prédio alugado na Av.Faria Lima e, na gestão dele, construiu a sede própria, que era um sonho”, revela.

   Valter também iniciou cedo sua trajetória na Acisbec. No ano de 2004, lançou o Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) e, anos mais tarde, assumiu a vice-presidência. “O Núcleo de Jovens Empreendedores me deu a formação necessária, o preparo para que pudesse, um dia, em uma oportunidade futura, assumir a entidade. Devo muito a essa experiência. Assumi com o falecimento do meu pai, mas a vida e o destino fizeram com que pudesse dar essa continuidade e não apenas porque eu era o primeiro vice-presidente”, explica.

    Atualmente, para dar continuidade ao legado Moura na Acisbec, Valter conta que está retomando os Núcleos Setoriais, sendo que o mais ativo é de contabilistas. “Também estamos com a Faculdade de Comércio online. É um projeto da Facesp, voltado ao desenvolvimento do empreendedorismo, aos que queiram aprender sobre marketing e finanças. É uma faculdade do comércio com preços bem populares para atingir a todos os setores”, diz.

   Além disso, será realizado o projeto “Café com Presidente”, para, segundo Valter, atrair os comer-ciantes para dentro da entidade. “Queremos que os empresários participem ativamente da entidade. Vamos reunir os empresários e os comerciantes que queiram conhecer a associação. Esse projeto tem como foco principal aproximar os comerciantes, com objetivo de gerar networking entre eles, conhecer a sede, os serviços da Acisbec e também atrair sugestões dos segmentos para que possamos ser os protagonistas, o meio de interlocução com o poder público e com o que for de interesse da classe empresarial e industrial”, explica. Além disso, o presidente diz que também irá até os comerciantes para entender como eles têm trabalhado com seus clientes e sobre as necessidades e demandas da classe.

   Na semana de aniversário haverá programação especial. Na segunda (26), haverá curso, em parceria com o Sebrae, com o tema: “Empreendedorismo”; na terça (27), “Sua Ideia de Negócio”; na quarta (28), “Finanças”; na quinta (29), “Marketing”, das 9h às 13h. Na quarta (28), na sede da Acisbec, será realizada cerimônia especial de celebração, que contará com a presença do prefeito Orlando Morando, além de diversos associados e empresários. Na ocasião, haverá uma homenagem ao ex-presidente Valter Moura (in memoriam) e a todos os diretores da entidade.