Opinião

Astronautas da NASA observam o protótipo starship SN11 da SpaceX

Os astronautas da NASA Michael Barratt, Reid Wiseman, Christina Koch e Matthew Dominick estão na frente do protótipo starship SN11 da SpaceX no sul do Texas. Os astronautas da NASA acabaram de receber as informações básicas sobre nave espacial que poderá levar e desembarcar pessoas na Lua daqui a alguns anos.
Christina Koch e alguns de seus colegas da NASA visitaram recentemente as instalações da SpaceX no sul do Texas, onde a empresa está construindo e testando protótipos para seu sistema de transporte espacial starship. Os astronautas até tiraram uma selfie com a última observação da Nave Estelar, SN11, que poderá ser lançada em um voo de teste de alta altitude esta semana.
“Objetivos comuns, visão compartilhada. Astronautas da NASA aprendendo sobre a Nave Estelar SpaceX – um elemento em um campo mundial crescente de sistemas de exploração espacial mais profundos com pontos turísticos sobre a Lua e Marte”. Koch e Dominick estão no primeiro quadro de 18 astronautas que a NASA selecionou para seu programa Artemis, que visa estabelecer uma presença humana sustentável a longo prazo dentro e ao redor da Lua até o final da década de 2020.
Starship poderá ser uma grande parte deste esforço. O sistema SpaceX é um dos três conceitos privados que a NASA está considerando como sistema de pouso humano da Artemis. As outras duas ideias de aterrissagem lunar estão sendo desenvolvidas pela Dynetics e uma equipe liderada pela empresa de voo espacial de Jeff Bezos, Blue Origin.
O sistema Starship da SpaceX consiste em uma nave espacial de 50 metros de altura, conhecida como Starship, e um gigante propulsor de primeiro estágio chamado Super Heavy. Ambos os elementos foram projetados para serem totalmente reutilizáveis, e ambos serão alimentados pelo motor Raptor de próxima geração da SpaceX. A última Starship terá seis Raptors e o último Super Heavy terá cerca de 30, disse o fundador e CEO da SpaceX, Elon Musk.
A SN11 possui apenas três motores Raptors. Em seu próximo voo, ele não irá para o espaço fora da Terra, mas a SpaceX planeja que ela atinja uma altitude máxima de cerca de 10 quilômetros.
Os três antecessores imediatos do SN11 também realizaram tal voo. Tudo se saiu muito bem, embora nenhuma das naves tenha feito o julgamento de ponta a ponta. SN8 e SN9 – que foram lançados em dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, respectivamente – desceram à Terra com muita força e caíram no local de pouso. SN10 pousou com sucesso durante seu voo de 3 de março, mas não conseguiu mantê-lo unido, explodindo em uma enorme bola de fogo cerca de oito minutos depois.
Tais voos de teste continuarão muito além do SN11. Musk disse que a SpaceX pretende levar um protótipo da Starship para a órbita da Terra este ano, e ele prevê que o sistema está totalmente operacional até 2023. Já há uma missão da Starship programada para ser lançada naquele ano – “dearMoon”, um voo ao redor da lua reservado pelo bilionário japonês Yusaku Maezawa.
Mike Wall é o autor de “OutThere”(Grand Central Publishing, 2018; ilustrado por Karl Tate), um livro sobre a busca de vida alienígena. Siga-o no Twitter @michaeldwall. Siga-nos no Twitter @Spacedotcom ou Facebook.