Conversas de Memória

Atividades esportivas em São Bernardo

Participantes do encontro de Conversas de Memória

Em ano/mês de Olimpíadas, o esporte é o tema predominante nos noticiários, nas redes sociais, nos jornais e nas conversas cotidianas.
Pegando carona no tema, encerrando o mês de julho, na quarta (31) de julho, o Centro de Memória, da Secretaria de Cultura e Juventude, da Prefeitura de São Bernardo realizou mais um encontro de Conversas de Memória, tendo como tema as diversas atividades esportivas praticadas em São Bernardo.
A proposta era não falar de futebol, uma vez que essa modalidade esportiva já foi tema em outros encontros realizados. Obviamente, como o futebol está muito presente em nossa cultura, acabou sendo comentado, mas não faltaram lembranças de outras modalidades, como atletismo, judô, vôlei, basquete, tênis de mesa, entre outras mais…
As lembranças mais antigas se reportaram às corridas de rua, tendo por palco a Marechal Deodoro, que além de ser a via central da cidade, sediava, no prédio da atual Câmara de Cultura, a Casa dos Esportes. Foram lembrados de Cláudio e Zezinho Tofanello, bem como de Clodoaldo Vertamatti. Uma corrida bastante diferente era a “Corrida das Lanternas”, realizada à noite, com os corredores portando lanternas.
As grandes fábricas, como Motores Perkins, Scania, Volkswagen, Mercedes, Villares, incentivavam a prática esportiva entre os funcionários, inclusive algumas tendo clube próprio para os funcionários. No final da década de 1960 houve, até mesmo, uma olimpíada interna entre funcionários da Perkins e Scania.
Também nas escolas as atividades esportivas eram estimuladas, especialmente a partir de meados da década de 60, possibilitando participação destacada nos jogos escolares, olimpíada estudantil, jogos regionais… Além do futebol, vôlei, basquete, handebol, atletismo, judô e ou-tros, eram praticados na ETI (atual ETEC Lauro Gomes), João Ramalho, Wallace Simonsen, Celga, Pauliceia, Senai, Colégio Salete…
Além das escolas, os clubes eram verdadeiros celeiros de atletas: Mesc, Associação, clubes das indústrias etc..
A Prefeitura oferecia diversos cursos e oportunidades de treinamento nas dependências do Estádio de Vila Euclides.
A cidade sempre participou dos jogos regionais, mesmo quando não tinha atletas suficientes, improvisava equipes e sempre conseguia medalhas. Em 1986 foi realizado na cidade o Campeonato Mundial de Judô.
Na década de 80 a Prefeitura desenvolveu muitos projetos na área de esportes, motivando a criação de ligas para várias modalidades. Foi criada a campanha “Adote uma atleta”, onde empresas davam uma ajuda de custo para a formação de atletas.
Ainda hoje, a Secretaria Municipal de Esportes, desenvolve o projeto “Campeões da Vida”, que oferece ao público da terceira idade a possibilidade de praticar atividades esportivas em cerca de 40 modalidades. Alguns dos presentes no encontro participam do projeto.
Por fim, foram lembrados vários atletas que levaram o nome da cidade para além da região, inclusive em Olimpíadas: Cláudio Kano e Hugo Hoyama (Tenis de Mesa), Paulo Cheidde (Basquete), Tomé (Arremesso de disco).
As atividades esportivas, para além das lembranças e saudades, foram destacadas como de fundamental importância não só para a saúde e bem estar corporal, mas para a formação integral do ser humano, independente da época e da idade.

Jorge Magyar

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário