
Caroline Putnoki, diretora da América do Sul da Atout France, órgão oficial do turismo francês, e presidente no Brasil da Comissão Europeia de Turismo realizou, na terça (25), conferência para apresentar à imprensa a To Do List 2025 da França.
“Selecionamos, na nossa To Do List 2025, 25 ideias, novidades e experiências para vivenciar a França fora do óbvio. Então, tem o óbvio, mas tem o fora do óbvio, também, com bom custo benefício, porque neste contexto de câmbio que não é muito favorável para nós, do Brasil, queremos cada vez mais recomendações para aproveitar mais das nossas viagens”, anunciou.
À Folha, Caroline falou sobre como os brasileiros, com câmbio não favorável, podem encontrar alternativas para continuarem viajando e aproveitando as novidades da França.
“O que nos dá muita esperança é que os números são bons. Os números, desde o início do ano, são bons e as previsões para a França, para 2025, não estão baixando. Então, isso é um bom sinal, mas claro, também com opções mais em conta. Nossa recomendação realmente, ainda mais esse ano, é combinar Paris com fora de Paris. Por exemplo, se hospedar em Reims, capital da Champagne, não é tão caro como se hospedar em Tours, no Vale do Loire ou Orléans, ou ir até Bordeaux, Toulouse, Montpellier, outra cidade, imediatamente, o viajante vai poder aproveitar uma baixa de até 50% do custo”, explicou.
A diretora também falou sobre as experiências gratuitas que enriquecem o universo cultural do viajante brasileiro. “Se fala sobre experiência autêntica, estou cansada dessas palavras porque na verdade, a França inteira é uma experiência autêntica, porque não tem fake, você experimenta um Louvre, é um livro aberto. Vai fora de Paris, na Catedral de Reims, para entender aonde foram coroados os reis da França e você tem uma imersão na história da França. Então, acho que a França inteira providencia essa experiência e é muito barata. A maioria dos lugares culturais na França são de graça. A Catedral de Cahors, na Occitânia, é uma das mais importantes e maiores construções da França. É um monumento espetacular, é tudo de graça”, contou.
“Fugir do óbvio” é a principal dica de Caroline para os viajantes brasileiros. “A ideia é essa, roteiros para sair do óbvio, porque dá para fazer. A França tem uma infraestrutura espetacular e uma oferta hoteleira incrível. De duas estrelas até os palácios, temos uma infraestrutura hoteleira de grande qualidade, classificada. Essa classificação hoteleira é feita pela própria Atou France”, afirmou.
Confira alguns dos principais destaques do ano.
EVENTOS CULTURAIS
150 anos do Palais Garnier e 200 anos de Charles Garnier
O Palais Garnier, em Paris, abriu suas portas em 5 de janeiro de 1875 e, desde então, construiu uma rica história de criação artística, com 172 apresentações por temporada e mais de um milhão de visitantes por ano. Para comemorar seu 150º aniversário, a Ópera de Paris está organizando concertos especiais, exposições, reuniões, um documentário sobre os bastidores, passeios temáticos e residências artísticas. O aniversário do edifício coincide perfeitamente com o 200º aniversário do nascimento de seu arquiteto, Charles Garnier, em 1825.
Reabertura da casa e do Ateliê de Cézanne em Aix-En-Provence

Em 2025, Aix-en-Provence celebrará o grande festival de Cézanne com a reabertura de dois importantes locais artísticos: seu estúdio, que abriga os modelos de suas últimas naturezas-mortas, seus móveis, seus equipamentos e seus objetos mais queridos; e a casa de sua família em Jas de Bouffan, listada como monumento histórico. Durante uma visita guiada, os visitantes podem descobrir o que essa propriedade significou para o pintor: um ponto de ancoragem, um teatro para suas primeiras pinturas e um estúdio criativo.
Reabertura de Notre-Dame de Paris para grupos
A icônica catedral gótica de Notre-Dame de Paris, do século XII, foi reaberta em dezembro. Esse Patrimônio Mundial da UNESCO, localizado às margens do Sena, marca uma etapa importante em sua restauração e permite que os visitantes redescubram sua grandeza e significado espiritual. A reabertura para grupos ocorrerá a partir deste mês de março de 2025.
Grand Palais totalmente reinaugurado (Paris)

Após a abertura parcial do Hall e das galerias circundantes para sediar as modalidades de esgrima e taekwondo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, o Grand Palais está, agora, na segunda fase de sua restauração e sua reabertura total está programada para junho deste ano, quando haverá o Palais d’Êté, um grande evento de inauguração que contará com arena multiuso, apresentações artísticas, entre outros.
Último ano para visitar o Centro Pompidou antes de 2030 (Paris)
O icônico Centro Pompidou fechará em setembro deste ano até 2030 para passar por um grande programa de renovação. Os espaços de exposição e a livraria serão fechados progressivamente durante o verão, com o fechamento total planejado para o final de setembro.
Fundação Cartier inaugura um novo museu de arte no edifício Louvre Saint-Honoré
A Fondation Cartier para a arte contemporânea está se mudando para o coração de Paris, no 1º arrondissement, 2 place du Palais-Royal. A instituição, que celebrou seu 40º aniversário em outubro de 2024, se mudará para sua nova casa no final de 2025, em um edifício projetado pelo arquiteto Jean Nouvel.
Exposição “Du Coeur À La Main, Dolce & Gabbana” (Grand Palais, Paris)
Essa exposição exclusiva mostra o trabalho artesanal e a estética atemporal dos famosos designers italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana. Por meio de criações icônicas, descubra como a tradição e a inovação se entrelaçam para homenagear a cultura italiana. Uma experiência artística única, combinando moda, patrimônio e emoção.
“Monet : Impression, Soleil Levant”- Carrières des Lumières des Baux-de-Provence
As comemorações que marcam os 150 anos do impressionismo continuam em 2025 no coração da Provence com a exposição imersiva “Monet: Impression, soleil devant”, dedicada a um dos mestres desse movimento pictórico. Com suas projeções monumentais, é possível redescobrir algumas das maiores obras-primas do artista e a incrível transcrição da luz em todas as suas variações.
Fête Des Lumières (Lyon, Auvergne-Rhône-Alpes)
De 5 a 8 dezembro, a Festa das Luzes da cidade de Lyon (região Auvergne-Rhônes-Alpes), em francês Fête des Lumières, é uma manifestação popular que acontece todos os anos em dezembro com uma duração de 4 noites com muita iluminação, festividades e alegria. Desde 1852, todos os anos, os habitantes de Lyon colocam pequenas velas nas suas janelas virando-as para a rua, iluminado praças, jardins, e outros locais públicos que ficam transformados à luz.
GASTRONOMIA E VINHOS
Nantes nomeada Novo Destino Gastronômico pela “La Liste”
Nantes foi nomeada “Novo Destino Gastronômico” para 2025 pela La Liste, o principal guia de restaurantes e classificações do mundo, representada por quatro chefs locais: Éric Guérin (La Mare aux Oiseaux), Mathieu Pérou (Le Manoir de la Régate), Sarah Mainguy (Vacarme e Freia) e Lucie Berthier (Sépia).
O Wine Bar mais alto da Europa é inaugurado em Val Thorens
O icônico cume do Cime Caron passou por grandes transformações e, graças às tecnologias de ponta, a uma altitude de 3,2 mil metros, o novo complexo Caron 3200 será inaugurado em Val Thorens durante a temporada de inverno de 2024-25. Esse espaço incluirá um restaurante com 130 lugares, um bar de vinhos, um terraço panorâmico na cobertura e uma área para eventos e seminários.
Bordeaux Fête Le Vin (12 a 15 de junho)
O Bordeaux Fête Le Vin (Festival de Vinho de Bordeaux) é a oportunidade perfeita para saber mais sobre os vinhos de Bordeaux e da região de Nouvelle-Aquitaine, enquanto você passeia pelos pavilhões de denominações e, é claro, pela Bordeaux Wine School.
10º aniversário de Champagne na lista de Patrimônio Mundial Da Unesco
Em 2025, os «Coteaux, Maisons et Caves de Champagne» (Colinas, Maisons e Adegas de Champagne) comemorarão o 10º aniversário de sua inscrição na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. A designação abrange três áreas principais: o histórico Coteaux de Cumières em Mareuil-sur-Aÿ, a Avenue de Champagne em Épernay e a Colline Saint-Nicaise em Reims, além de 320 cidades e vilarejos. As comemorações se estenderão por todo o ano e por toda a região de Champagne.
ESPORTES
Tour De France 2025 (Lille e Hauts-de-France)
A Grande Largada do Tour de France destacará as qualidades de toda a região de Hauts-de-France, o departamento de Nord e a metrópole europeia de Lille. A data prevista para a primeira etapa é 5 de julho, com uma volta em torno de Lille. O departamento de Pas-de-Calais será então o centro das atenções, pois o pelotão o cruzará de leste a oeste, entre Lauwin-Planque e Boulogne-sur-Mer.
Eurogames 2025 em Lyon, Auvergne-Rhône-Alpes (de 23 a 26 julho 2025)
O EuroGames é um evento esportivo para todos, aberto à participação independentemente de gênero, idade, identidade sexual ou capacidade física, e este ano será realizado em Lyon. Um total de 38 modalidades diferentes está programado, incluindo alguns esportes menos proeminentes e não olímpicos, como corrida de barco dragão, ultimate frisbee e petanca.
PARA 2026
TGV M, 97% reciclável, entrará em operação
A quinta geração do trem de alta velocidade TGV M, encomendado pela SNCF, foi adiada, mas está programada para entrar em serviço em 2026 na linha Paris-Lyon. O trem tem aerodinâmica aprimorada e pode adaptar o uso de energia a bordo à sua capacidade máxima de 740 passageiros (em comparação com os 634 atuais).
Em comparação com os modelos atuais, espera-se que o TGV M consuma 20% menos energia e reduza a pegada de carbono em 37%. A pintura e os interiores do novo TGV apresentam uma paleta clara de cinzas e brancos com formas arredondadas sobrepostas, evocando o conforto da atual experiência de viagem do TGV Inoui.
As cores claras também devem reduzir o ganho solar e a quantidade de energia consumida pelos sistemas de ar condicionado dos trens durante os períodos de sol forte. Em vez de usar vinil, toda a pintura é feita, o que é mais durável e reduzirá o tempo necessário para as obras de renovação.
Adicione um comentário