Esportes

Atual hexacampeão brasileiro de Kitesurf, Artur Morais, o Bodinho, disputa Mundial em casa

Nativo da Praia da Taíba, no Ceará, Artur Morais, o Bodinho surge como um dos grandes favoritos para a etapa brasileira do GKA Kitesurf World. O local paradisíaco, entre os dias 6 e 9 de novembro, conhecerá o campeão mundial da temporada 2025 na modalidade Kite Wave.

A Praia da Taíba fica situada no município de São Gonçalo do Amarante, a aproximadamente 70 km de Fortaleza. E é conhecida como um dos principais picos de kitesurf do Brasil. Bodinho é uma celebridade por lá e, desde os 14 anos, pratica o esporte que lhe coroou em 2024 hexacampeão brasileiro. Neste ano, no único evento que disputou da GKA, em Cabo Verde, ficou em 5º lugar.

Bodinho surge como um dos grandes favoritos para a etapa brasileira do GKA Kitesurf World
(Foto: Divulgação)

“Estou feliz demais por rever novamente o Campeonato Mundial de Kitesurf na minha casa e por poder velejar com os melhores do mundo, desfrutando das melhores condições da natureza aqui do nosso Ceará. Estou bem focado nos treinos, fazendo o meu melhor todos os dias, porque quero chegar preparado para esse grande evento. Claro que quero o título aqui”, disse ele.

É o melhor que existe do Kitesurf mundial em águas brasileiras. O GKA faz parte de um circuito reconhecido pela federação internacional de vela, a World Sailing. No Brasil, chegará com duas de suas cinco modalidades: a tradicional, a Kite Wave, que já passou por Sal, em Cabo Verde, Sylt, na Alemanha, e Dakhla, no Marrocos, e a Freestyle, com o GKA Freestyle Kite Word Cup, de 12 a 15.

Chance de ver de perto outros brasileiros que têm brilhado mundo afora. Como Gabriel Benetton, de 21 anos, natural de Itanhaém, litoral de São Paulo, atual campeão mundial de Kitesurf e líder do ranking em 2025. Outro nome que chega com força nessa briga é o carioca Pedro Matos, de 27 anos, campeão da etapa de Cabo Verde e, atualmente, terceiro do ranking.

Entre as mulheres, quem lidera o ranking do Kitesurf é a francesa Capucine Delannoy, de 19 anos. Em segundo aparece a suiça Camille Losserand e, em terceiro, aparecem empatadas a também francesa Clémence Derrien e a brasileira Kesiane Rodrigues, que é natural de Fortaleza.

O kitesurfe é um esporte aquático que combina elementos de surfe, wakeboard, windsurf e parapente. O praticante usa uma prancha com alças ou tiras para os pés e é puxado por uma pipa (kite) controlada por cabos e uma barra.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário