Nativo da Praia da Taíba, no Ceará, Artur Morais, o Bodinho surge como um dos grandes favoritos para a etapa brasileira do GKA Kitesurf World. O local paradisíaco, entre os dias 6 e 9 de novembro, conhecerá o campeão mundial da temporada 2025 na modalidade Kite Wave.
A Praia da Taíba fica situada no município de São Gonçalo do Amarante, a aproximadamente 70 km de Fortaleza. E é conhecida como um dos principais picos de kitesurf do Brasil. Bodinho é uma celebridade por lá e, desde os 14 anos, pratica o esporte que lhe coroou em 2024 hexacampeão brasileiro. Neste ano, no único evento que disputou da GKA, em Cabo Verde, ficou em 5º lugar.

(Foto: Divulgação)
“Estou feliz demais por rever novamente o Campeonato Mundial de Kitesurf na minha casa e por poder velejar com os melhores do mundo, desfrutando das melhores condições da natureza aqui do nosso Ceará. Estou bem focado nos treinos, fazendo o meu melhor todos os dias, porque quero chegar preparado para esse grande evento. Claro que quero o título aqui”, disse ele.
É o melhor que existe do Kitesurf mundial em águas brasileiras. O GKA faz parte de um circuito reconhecido pela federação internacional de vela, a World Sailing. No Brasil, chegará com duas de suas cinco modalidades: a tradicional, a Kite Wave, que já passou por Sal, em Cabo Verde, Sylt, na Alemanha, e Dakhla, no Marrocos, e a Freestyle, com o GKA Freestyle Kite Word Cup, de 12 a 15.
Chance de ver de perto outros brasileiros que têm brilhado mundo afora. Como Gabriel Benetton, de 21 anos, natural de Itanhaém, litoral de São Paulo, atual campeão mundial de Kitesurf e líder do ranking em 2025. Outro nome que chega com força nessa briga é o carioca Pedro Matos, de 27 anos, campeão da etapa de Cabo Verde e, atualmente, terceiro do ranking.
Entre as mulheres, quem lidera o ranking do Kitesurf é a francesa Capucine Delannoy, de 19 anos. Em segundo aparece a suiça Camille Losserand e, em terceiro, aparecem empatadas a também francesa Clémence Derrien e a brasileira Kesiane Rodrigues, que é natural de Fortaleza.
O kitesurfe é um esporte aquático que combina elementos de surfe, wakeboard, windsurf e parapente. O praticante usa uma prancha com alças ou tiras para os pés e é puxado por uma pipa (kite) controlada por cabos e uma barra.
Adicione um comentário