Negócios

Audi e Porsche abrem inscrições do Projeto Pescar para ensino gratuito aos jovens

Programa chega à oitava edição com mais de 100 alunos já capacitados na área automotiva (Foto: Divulgação)

A Audi do Brasil e a Porsche do Brasil, em parceria com o Projeto Pescar, anunciam a abertura das inscrições para a nova turma de 2026 do Projeto Pescar, curso multidisciplinar de capacitação automotiva voltado aos alunos da rede pública de ensino da cidade de São Paulo (SP) que atendam aos requisitos da pré-seleção. As aulas serão ministradas na Universidade São Judas, unidade Santo Amaro, que oferece um ambiente universitário seguro e confortável aos estudantes, além das atividades nos escritórios das marcas automotivas. As inscrições podem ser realizadas de 17 a 30 de novembro através deste link ou diretamente no site da fundação Pescar.

O Projeto Pescar Audi & Porsche é realizado com o apoio Institucional dos grupos de concessionários Stuttgart, BEXP, Audi Lapa e Instituto Eurobike. O conteúdo do curso é ministrado por uma educadora social da Fundação Projeto Pescar e por funcionários voluntários das marcas. O programa do curso inclui disciplinas básicas como Português, Matemática e Inglês, passando por conteúdos técnicos como Mecânica, Comunicação Empresarial, Atendimento ao Cliente, e inclusive abordando questões contemporâneas e sociais pertinentes neste momento de trabalho remoto e híbrido, como Gestão de Tempo e Aprendizagem Autônoma. O curso terá início com uma aula inaugural na Universidade São Judas, unidade Santo Amaro, localizada na zona sul de São Paulo.

“Ano após ano, estamos vivenciando uma transformação na vida desses jovens, que muitas vezes não têm o acompanhamento pedagógico adequado para vislumbrarem um futuro profissional promissor. Abrir novos horizontes aos estudantes nos enche de orgulho e nos mostra que, com dedicação e comprometimento, não há barreiras para os nossos sonhos”, afirma Sascha Sauer, CEO e Presidente da Audi do Brasil.

“Porsche é uma marca para aqueles que buscam realizar sonhos. Por isso, acreditamos que a educação de qualidade tem papel transformacional na vida das pessoas. Este programa vocacional foi desenvolvido para capacitar estes jovens a ingressarem com sucesso no mercado de trabalho, dando o primeiro passo em suas jornadas profissionais”, afirma Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil.

“Participar do Projeto Pescar patrocinado pela Audi, Porsche e Universidade São Judas em 2024 foi uma das experiências mais marcantes da minha vida. Conheci o projeto por meio da minha irmã, que me enviou a inscrição, e desde o primeiro dia percebi o quanto aquela oportunidade seria especial. Hoje, trabalhando na Porsche, vejo o quanto o projeto foi essencial para eu chegar até aqui. Ele me deu base, confiança e visão de futuro. Cada aula, visita e orientação fizeram parte de um caminho que me trouxe até o meu primeiro emprego na área de Pós-Vendas. Sou muito grata por ter feito parte dessa história e por representar, hoje, o resultado de um projeto que realmente transforma vidas”, reforça Letícia Xavier, colaboradora da Porsche do Brasil.

“O projeto representou um grande passo na minha vida, abrindo portas e criando caminhos para um futuro melhor. Ele me proporcionou a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e aprender com cada uma delas, adquirindo novos conhecimentos que contribuíram para meu crescimento pessoal e profissional. Graças ao projeto, conquistei a chance de trabalhar na Audi do Brasil como jovem aprendiz, algo que antes eu nem imaginava ser possível. Hoje, tenho o privilégio de reencontrar pessoas que fizeram parte dessa jornada e continuar trocando experiências e aprendizados com elas. Sou profundamente grata por todas as oportunidades, pelos ensinamentos e pelas vivências que tive durante o projeto. Foi uma experiência transformadora, da qual tenho muito orgulho de ter participado.”, reforça Yasmin Aguiar, colaboradora da Audi do Brasil.

Requisitos
O curso tem a duração de 960 horas, incluindo 160 horas de Mecânica Veicular. Estão aptos a participar jovens com idade de 16 a 19 anos, com escolaridade a partir do 7º ano do Ensino Fundamental em andamento ou Ensino Médio em andamento ou completo. Para pessoas com deficiência, não há limitação de idade e escolaridade. O curso oferece gratuitamente alimentação, transporte e uniforme. O cronograma contará ainda com atividades culturais em museus e teatros, além de visitas às concessionárias e eventos específicos promovidos pelos fabricantes.

As disciplinas teóricas serão ministradas na Universidade São Judas unidade Santo Amaro, e as aulas práticas de mecânica veicular serão ministradas nos escritórios das marcas.

“A São Judas tem muito orgulho em acolher os jovens do Projeto Pescar. Essa parceria converge com a missão de capacitá-los para os desafios reais do mercado de trabalho e por isso a São Judas abre as portas mais uma vez para que se sintam acolhidos em um ambiente de aprendizado e de desenvolvimento”, afirma Guilherme Daflon, Reitor da São Judas.

Trajetória
O Projeto Pescar dentro da Audi teve início em 2017 e, após cinco edições (2017 a 2021), capacitou 75 jovens, sendo quinze por turma, dos quais 23 estão trabalhando atualmente na rede de concessionárias da Audi do Brasil. O programa teve uma breve pausa nos anos de 2022 e 2023 para reorganização do projeto, e retornou em 2024, em parceria com a Porsche do Brasil, com mais 15 jovens e seleção com base em equidade de gênero, de modo a fomentar o acesso das mulheres ao universo automotivo, historicamente ocupado pelos homens. No total, já foram 90 alunos capacitados gratuitamente. Na edição de 2025, o número subiu para 105 alunos. Com a edição de 2026, a quantidade total será de 120 alunos capacitados.

“A parceria com a Audi e a Porsche é fundamental para o sucesso do Projeto Pescar, evidenciando o forte engajamento das empresas em proporcionar uma experiência educacional e profissional de alta qualidade para os jovens. Desde o primeiro dia de aula, ficou clara a dedicação das equipes envolvidas, que garantiram infraestrutura completa e suporte em vários aspectos, promovendo acessibilidade e um ambiente acolhedor. A inclusão da Universidade São Judas reforçou a integração entre o mundo do trabalho e o ambiente acadêmico, ampliando as perspectivas de futuro dos jovens. Com organização e apoio contínuos, o Programa segue transformando vidas, destacando-se pelo comprometimento no atendimento e pelo impacto positivo na formação dos jovens”, afirma Ézio Rezende – Superintendente de Impacto Social da Fundação Projeto Pescar.

Audi do Brasil
Este é um momento único para a Audi do Brasil, que já lançou 13 veículos no mercado nacional neste ano: A3 Sportback, A3 Sedan, RS 3 Sedan, Q5, Q5 Sportback, SQ5, SQ5 Sportback, SQ6 Sportback e-tron, Q6 Sportback e-tron, RS 6 Avant GT, RS Q8 Performance, A5 e A6 e-tron. Essa ofensiva de lançamentos apoiará a marca e o varejo, abrindo um novo capítulo para a Audi no Brasil. A marca comemorou 30 anos de presença no Brasil em 2024, uma jornada repleta de desafios e conquistas.

A marca das quatro argolas se estabeleceu no País e possui concessionárias em todas as regiões, com mais de 40 lojas, sede administrativa em São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e fábrica em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde são produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.

A Audi do Brasil possui uma estratégia integrada de negócios e sustentabilidade, com projetos que incorporam compromissos ambientais e sociais nas áreas de eletrificação, redução de emissões de carbono, diversidade, inclusão, cultura e educação. A Audi é pioneira na agenda ESG ao promover a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões em infraestrutura de recarga em todo o Brasil, oferecendo carregadores elétricos em mais de 40 concessionárias e em diversos outros locais. A empresa está comprometida em moldar a mobilidade premium progressiva do futuro e gerar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

Porsche e sua parceria com a sociedade
A Porsche se considera membro e parceiro da sociedade, ciente de sua responsabilidade. Como parte de sua estratégia de sustentabilidade, a Porsche auxilia regiões e comunidades ao redor do mundo na conservação do meio ambiente, buscando oferecer boas condições de trabalho e vida.

No campo da estratégia ‘Parceiro da sociedade’, a Porsche tem como objetivo utilizar projetos de cidadania corporativa para focar nas pessoas cujo ambiente social está diretamente ou indiretamente relacionado à empresa. Em particular, jovens ou pessoas desfavorecidas devem receber apoio estratégico e educação para capacitá-los a fazer melhorias permanentes em sua situação de vida.

No Brasil, a Porsche mantém parcerias com projetos sociais ligados às áreas de esportes, educação e bem-estar social. O projeto Pescar Audi & Porsche faz parte do programa global “Join the Porsche Ride”, uma iniciativa que oferece suporte a projetos de longo prazo que tenham como objetivo promover impacto positivo na sociedade e qualidade de vida.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário