Política

Auricchio chega a quinta mudança no secretariado em dois meses

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, empossou três novos secretários municipais, na segunda (27). Diego Santos Vido Faria assumiu a secretaria de Mobilidade Urbana e, com a recente aprovação na Câmara Municipal, de projeto de autoria do Executivo, que desmembrou a atual secretaria de Planejamento e Gestão, em novas secretarias: Gestão e Governo Digital e Planejamento, foram feitas outras duas novas nomeações.

Assim, o então vereador Matheus Lothaller Gianello (PL) assumiu a secretaria de Planejamento e Carla Freitas Nascimento, a de Gestão e Governo Digital. Trata-se da quinta modificação no secretariado promovida por Auricchio, desde o início do ano.

“O desafio não é só assumir uma secretaria, mas desenvolver um trabalho, que sei que terei que fazer muito para corresponder ao nível do que é a cidade de São Caetano”, afirmou Carla, que é advogada, foi diretora de Administração e Jurídica do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) do Estado de São Paulo; diretora Administrativa e chefe de Gabinete no Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual); assessora técnica da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude; e assessora técnica em Licitações do Saesa de São Caetano, entre outros.

“A secretaria de Planejamento vai melhorar com toda certeza os índices de São Caetano. Esses índices foram o que me fizeram entrar para a política, ter orgulho de ser desta cidade e trabalhar por aqui. São Caetano é uma das melhores cidades do Brasil. Ficarei feliz de contribuir para essa melhora”, afirmou Matheus, que é advogado e tem formação pela RenovaBR, maior escola de formação política do Brasil. Também foi assessor da extinta Seplag (Secretaria de Planejamento e Gestão) e eleito vereador em 2020.

“Matheus assume a secretaria de planejamento com inúmeros desafios, mas o Matheus carrega a jovialidade, carrega uma associação que é muito produtiva quando bem usada, que é do mandato eletivo, junto com o critério técnico e o Matheus faz essa associação com currículo esplendoroso”, ressaltou Auricchio.

Já Diego, formado em Direito, é servidor de carreira do Detran/SP, onde ingressou em 2009. Atualmente, era superintendente regional (Campinas). “A Secretaria de Mobilidade é muito importante, faz bastante diferença na vida de São Caetano. A construção da Secretaria de Mobilidade, para mim, será realizada através do diálogo, com a sociedade, com a população, é o que faz construirmos um trânsito melhor para a nossa sociedade”, enfatizou.

Com a quinta modificação, o secretariado de São Caetano fica com uma composição mais jovem e com perfil técnico. “Não há em toda a Região Metropolitana do Estado de São Paulo secretariado com maior cabedal técnico”, destacou o prefeito. Auricchio também não descartou novas alterações. “Está dentro de uma possibilidade, depende do andar da administração”, explicou.

Nova Lei de Licitações e Contratos

Na ocasião, Auricchio demonstrou precaução com a nova Lei de Licitações e Contratos, que passará a vigorar em 1º de abril. Segundo o prefeito, a primeira ação da nova secretaria de Gestão e Governo Digital será de adequar a máquina pública às novas normas.

Para esse processo de ajustes à nova lei, o prefeito e o deputado estadual Thiago Auricchio (PL), se reuniram, na segunda (27), com o presidente do Tribunal de Contas, Sidney Beraldo. Na avaliação de Auricchio, a nova lei será bastante inflexível. “Muitos municípios ainda não se atentaram a isso”, disse.

Thiago revelou que também foram levadas outras demandas de São Caetano, por exemplo, em relação ao IGM, índice que mede a qualidade dos municípios.