
O prefeito de SĂŁo Caetano e vice-presidente da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), JosĂ© Auricchio JĂşnior, embarcou na noite de quinta (19) para Nova York. Nos Estados Unidos, o chefe do Executivo participará da apresentação do Projeto de Fortalecimento da Rede EstratĂ©gia ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), por ocasiĂŁo da realização da CĂşpula do Desenvolvimento Sustentável durante a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), que reunirá os principais lĂderes mundiais, como o presidente americano, Donald Trump.
Antes do embarque, Auricchio transmitiu o cargo ao vice-prefeito, Beto Vidoski, que conduzirá o Palácio da Cerâmica atĂ© o retorno do chefe do Executivo, na quarta (25) – as despesas com a viagem sĂŁo custeadas pela FNP. “Discutir pautas globais em um palco como a ONU obviamente engrandece e valoriza nĂŁo sĂł SĂŁo Caetano, mas o ABC e o Estado de SĂŁo Paulo”, exalta Auricchio.
A missão em Nova York está estruturada na apresentação e no debate do Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS que, além da FNP (que representa os governos locais), tem a participação da Rede Brasil do Pacto Global (representante do setor privado), da Fundação Abrinq (representante do terceiro setor) e da União Europeia (apoiadora e cofinanciadora da estratégia).
O bloco apresentará dados que nortearão o planejamento de ações que visem reduzir a desigualdade no Brasil. “A má distribuição de renda gera as desigualdades sociais, estruturadas especialmente em gênero, raça e escolaridade”, identifica Auricchio. “A solução passa por duas frentes: a Reforma Fiscal e a revisão do Pacto Federativo. Não há como planejar grandes mudanças sem alterações profundas nestes dois pontos”, defende.
O prefeito argumenta que, desde a Constituição de 1988, as Prefeituras tĂŞm assumido o custeio da Educação, SaĂşde e da AssistĂŞncia Social, entre outras áreas, sem qualquer aumento nos repasses do governo federal, o que tem estrangulado as contas dos municĂpios.
 Diante deste cenário, Auricchio avalia que, alĂ©m do equilĂbrio da distribuição de renda, a melhora da qualidade de vida dos brasileiros passa tambĂ©m pela qualificação da oferta de serviços pĂşblicos. “E temos muitos exemplos em SĂŁo Caetano. Somos um laboratĂłrio e oferecemos o nosso conjunto de polĂticas pĂşblicas para o PaĂs.”
AGENDA
23/9 – Café da Manhã do ex-Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, contra a Mudança do Clima. Na ONU, das 8h30 às 9h30 (horário local).
24/9 – Entrevista à imprensa para a apresentação do Relatório Sintético da Estratégia ODS sobre Desigualdade no Brasil. Na ONU ou adjacências (a definir).
24 e/ou 25/9 – ReuniĂŁo com representantes da Delegação Brasileira na ONU para entrega do RelatĂłrio SintĂ©tico da EstratĂ©gia ODS sobre Desigualdade no Brasil e IncidĂŞncia PolĂtica.
Â















