Política

Auricchio: “Sou a favor de que o Fundo Eleitoral seja utilizado no combate à pandemia”

Há cinco meses das eleições municipais, três incertezas rondam as campanhas para prefeito. Primeiramente, se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá manter a data da votação para 4 de outubro, ou adiar o pleito, até dezembro deste ano, não comprometendo assim, os mandatos vigentes e os próximos a serem iniciados.

Em segundo, caso seja mantida a data. Como seria o cenário para a campanha eleitoral em meio às regras de isolamento social e com os desdobramentos da pandemia do novo coronavírus. E, em terceiro, se o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, mais conhecido como Fundo Eleitoral, valor destinado mensalmente aos partidos para o custeamento de despesas diárias, como contas de luz, água, aluguel, etc, seja destinado para o  combate à Covid-19. Para as eleições de 2020, o fundo eleitoral, aprovado pela Câmara dos Deputados, em dezembro último, é de R$ 2 bilhões.

A reportagem da Folha do ABC questionou os prefeitos da região sobre o que pensam sobre o assunto. Confira.

JOSÉ AURICCHIO JÚNIOR (prefeito de São Caetano)

VOTAÇÃO

“Estamos em meio a um dos piores momentos do mundo contemporâneo. A pandemia do coronavírus requer dedicação total de todos os segmentos e, especialmente, do poder público, para um objetivo maior, que é salvar vidas. Portanto, a eleição não está em pauta no momento. Será discutida oportunamente”.

CAMPANHA

“Todos os dias aprendemos algo novo sobre o coronavírus. Em nossa cidade, hoje, ainda estamos longe de ter algum tipo de flexibilização, quanto mais voltar à vida normal em segurança. Dessa forma, qualquer projeção sobre como se dariam acontecimentos previstos para daqui a meses, como no caso da eleição, seria mera especulação”.

FUNDO ELEITORAL

“Sou a favor de que o Fundo Eleitoral seja utilizado no combate à pandemia, assim como sou a favor de que todos os entes, União, Estados e Municípios, façam todo o esforço necessário contra o coronavírus. O SUS carece de fontes de financiamento, especialmente por parte da União”.