A Câmara dos Deputados, em Brasília, segundo a mídia, “teve um dia (terça 8) para ser esquecido”. Na votação para composição da Comissão Especial que discutirá a abertura ou o arquivamento do pedido de impeachment contra a presidente Dilma. A chapa governista disputou pelo voto com a chapa de oposição, quem iria discutir a abertura do impeachment. Com medo da derrota, que se confirmou ao final do dia, integrantes da base aliada tentaram obstruir por força física a votação, que criou muito empurra-empurra, ofensas, cabeçadas e depredações no plenário. Depois teve um atrito entre os deputados Paulinho da Força (SD/SP) e Jorge Solla (PT/BA). Paulinho disse que “Solla é um banana e não é guarda da urna”. Solla respondeu que “banana é você, banana é você”. As brigas estenderam a outras cabines. Resultado: quebraram duas urnas de votação e desinstalaram três”. Realmente, esse é o verdadeiro Congresso brasileiro.
Carta
Outro problema que perturbou os meios políticos de Brasília foi a carta enviada pelo vice Michel Temer (PMDB) à presidente Dilma, na qual se queixa do tratamento dado ao PMDB nos quatro anos do primeiro mandato e agora em mais um ano. Isso foi o fato mais relevante desde o início do processo de impeachment. Segundo consta, o governo atribuiu a derrota no primeiro teste à atuação do vice Michel Temer, que comanda o PMDB. O vazamento da carta de Temer, gerou um clima de rebelião na Câmara dos Deputados. Dilma e Temer vão conversar, mas assessores dos dois lados afirmaram que a oficialização do “divórcio” é apenas uma questão de tempo.
Encontro
O Partido Democratas (DEM), Santo André, na quarta (9), promoveu um Encontro Regional com a presença do vice-presidente nacional do partido, o deputado federal Rodrigo Garcia, que também é secretário da Habitação do Estado. Na ocasião, vários integrantes foram filiados. Entre eles, o presidente da OAB/Santo André, Fábio Pitarelli, que teve sua filiação abonada por Rodrigo Garcia. Sobre sua filiação, Picarelli disse que “ponderou com minha família, com meu grupo e, por acreditar em um novo projeto, que está acima de qualquer vaidade ou anseio pessoal, resolvi aceitar o convite à disposição de minha cidade”.
Candidato
O engenheiro Edgard Brandão está filiado ao PSDB e vai usar o nome “Brandão” durante a campanha eleitoral. Também foi presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santo André, na época lutou muito contra denúncia de corrupção na Administração Celso Daniel. O assunto ficou congelado no MP até a morte do prefeito. As denúncias agora vão se comprovando com recente decisão da Juíza da 1ª Vara Criminal da cidade.
Mudança
A eleição para Ouvidor de Santo André será provavelmente na próxima terça (15). Três nomes vão disputar: atual chefe José Luiz Ribas, que vai disputar a reeleição; Edson Salvo Melo, ex-secretário do ex-prefeito Aidan Ravin e Eduardo Guedes Machado, apresentado pela Fraternidade Espírita Casa de Ismael. Também já foi finalizado o prazo para impugnações do registro de candidaturas.
Veto
O orçamento da 2016 da Prefeitura de São Bernardo, que estava na Câmara, voltou ao Executivo com mais de 80 emendas modificadas pelos vereadores. O prefeito Luiz Marinho (PT), por sua vez, não aceitou as mudanças vetando todas por meio de projeto. O orçamento de São Bernardo está estimado em R$ 5,1 milhões. Na apuração dos problemas, Marinho irritou-se com as inserções à matéria, que ocorreu pelas falhas de comunicação do secretário José Ferreira (PT).
G-9
O grupo de vereadores independentes G-9, com apoio de outros vereadores ligados ao Executivo, na sessão de quarta (9), na redação do PME (Plano Municipal de Educação) derrubou o projeto Isso porque foram feitas emendas ao ensino de diversidade sexual nas escolas, que estavam em pacotes de emendas modificadas. Assim o voto de 21 vereadores, de um total de 28, votaram contra o Executivo.
Confiança?
O ex-vereador Admir Ferro, numa entrevista a um jornal local, enfatizou que PT e o deputado Orlando Morando (PSDB) vão brigar pelo segundo lugar na eleição para prefeito em outubro do próximo ano. Em primeiro lugar, de acordo com pesquisas, está o candidato do PPS, Alex Manente. No entanto, é bom lembrar que as empresas de pesquisas eleitorais na região não têm a bagagem do Datafolha e nem a do Ibope.
Plano Diretor
Foi aprovado pela Câmara de São Caetano o Plano Diretor Estratégico, nas últimas sessões do ano (ordinária e extraordinária). Os vereadores cortaram cinco emendas da oposição. Os vereadores Beto Vidoski (PSDB) e Fábio Palácio (PR) disseram que “não teve debate, pois há sérios problemas a serem resolvidos e que o plano não contempla”. Assim, votaram contra.
Vai ser difícil
Meios políticos de São Caetano, reservadamente, comentam que o eleitorado esclarecido na cidade não deve reconduzir à prefeitura o atual prefeito, que fez um fraco governo. Tudo isso porque as mudanças no secretariado passaram do limite e cada novo indicado começava seu trabalho do zero, não utilizando os serviços prestados pelos secretários anteriores. Além disso, um secretário Todo-Poderoso manda mais que todos os outros…