Por meio do Edital Conectar para Transformar, a BASF, empresa líder em inovação, selecionou sete projetos de impacto social que serão apoiados pela empresa no Brasil em 2017. As iniciativas contemplam as áreas de educação científica e ambiental; empregabilidade; e proteção dos recursos naturais e biodiversidade.
A seleção dos projetos foi feita com o objetivo de contribuir ainda mais para o desenvolvimento das comunidades de Guaratinguetá e São Bernardo, onde estão localizadas as duas maiores fábricas da BASF no País. O edital da empresa ficou aberto de 10 de agosto a 10 de setembro deste ano e recebeu a inscrição de 120 projetos.
“O apoio dos projetos faz parte da implementação da nova estratégia de engajamento social da BASF – que prevê ampliar seu impacto positivo ao conectar a resolução de desafios sociais à estratégia de negócio da empresa”, destaca a diretora de Relações Institucionais da BASF para a América do Sul da BASF, Cristiana Brito.
As iniciativas contribuem para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), de forma a englobar uma visão ambiental, social e econômica. Vale ressaltar que o edital Conectar para Transformar também foi realizado em Malvinas Argentinas (Argentina) e Quinta Normal (Chile), onde a BASF também possui fábricas, e o resultado está sendo divulgado nestes países.
Conheça os projetos de impacto social que serão apoiados pela BASF em 2017 com recursos próprios, em São Bernardo:
- Capacitação de Brigada de Combate a Incêndios em Áreas de Mananciais, do Conselho Comunitário dos Moradores Proprietários da Vila Ecológica Chácaras Porangaba
O projeto tem como objetivo a implementação de um grupo de brigadistas com a finalidade de prevenir e atuar de forma rápida na contenção e combate a focos de incêndio às margens do Rodoanel e em locais que possuem intersecção com a estrada do Ribeirão do Soldado.
- Caminhos Coletivos: Formação e Vivência Socioambientais no Território para Catadores(as) de Materiais Recicláveis, da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Ecolmeia
Com foco na cooperativa Reluz, no bairro Alves Dias, o projeto capacita catadores(as) em questões socioambientais, visando a formação do cidadão, com oferta de oficinas de fotografia e reaproveitamento de materiais. O objetivo é abrir perspectivas de incentivo à iniciação de estudos em outras áreas e a inserção no mercado de trabalho, além de melhorias nos serviços da cooperativa.
- Museu Itinerante, da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa
Promove a divulgação e a popularização da ciência, tecnologia e inovação entre estudantes, ampliando a compreensão dos meios de produção científicos e de sua relação com a educação e cultura. O projeto inclui visitação ao museu itinerante, que será instalado na cidade em período determinado. Serão 300 vagas para alunos de educação básica no Curso de Educação Científica e 60 vagas para alunos de graduação ou comunidade no Curso Mediadores em Museus.
Projetos culturais e esportivos com incentivos ficais
A BASF também realiza a seleção de projetos esportivos e culturais com leis de incentivo por meio do edital Conectar para Transformar. Neste caso, a divulgação dos projetos selecionados será realizada em dezembro.