
Bem no ladinho do Bar Marabá, na rua Marechal Deodoro, quase na esquina da rua Tenente Sales, no Centro de São Bernardo, ficava o Bazar XV. Era mais conhecido como o Bazar da dona Carola – Carolina Pinotti de Souza – uma simpática senhora que, juntamente com suas auxiliares atendia alegremente aos barulhentos alunos do Grupo Escolar Maria Iracema Munhoz, que ali entravam para comprar lápis, livros, cadernos e borrachas.
Quantos lápis eu comprei lá, que os nervosos apontadores comiam sem dó, deixando os lápis se transformarem num toquinho.
No início do ano era aquela aglomeração de pais e mães, que se amontoavam no balcão, com suas listas de materiais. Quem tinha lista de livros, ela se encarregava de trazer por encomenda direto da editora. Foi ali que meus pais, compraram a minha cartilha Caminho Suave, que me ensinou as primeiras letras. Foi nela que aprendi que B com A, é BA. Que com BA, se escreve barriga.
Roberto Tanaami – integrante da Ame (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo)

Adicione um comentário