Quinta Avenida

Big Band de Tiny Hill

Harry Lawrence “Tiny” Hill, foi líder de uma orquestra na era do swing. No auge da carreira, foi considerado o “Maior Líder de Bands da América do Norte” por pesar 166 quilos. O apelido “Tiny”, significa pequeno ou fino. A principal música do repertório “Angry” (zangado), gravada pela primeira vez em 1939, foi realizada na etiqueta Vocalion Records. Ao todo, Tiny gravou 95 temas em seis etiquetas diferentes.

Tiny nasceu na cidade de Sullivan Township-Illinois no dia 19 de julho de 1906. Sempre muito ativo nos esportes durante o ensino médio, formou-se na Sullivan High School em 1924. Após, frequentou a Illinois State Normal Scholl por cerca de dois anos. Dificuldades econômicas o forçaram a deixar a faculdade para trabalhar em Detroit como funcionário de um armazém de produtos. Depois de ocupar uma série de empregos de curto prazo radicou-se na cidade de New Rochelle-New York.
Em 1931, decide formar a primeira big band, que ficou conhecida como “Fat Man´s Band”. (Banda do homem gordo). Ele tocou bateria em 1934 quando se juntou á banda de Byron Dunbar.
Um ano depois, formou a própria orquestra estreando no “Ingleterra Ballroom” na cidade de Peoria-Illinois no dia 31 de outubro de 1935.
Os membros da banda de Tiny eram os instrumentistas Dick Coffen e Harold King nos trompetes, John Noreuil no trombone, Jim Shield ao piano e Reightno Corringion no contrabaixo. A seção de palhetas (saxofones) incluía Bobby Walters, Bob Kramar e Nook Schreier, este também fazia os arranjos. O estilo musical do grupo era o jazz dixieland e a música country. Em 1937, a banda tocava uma música quente e dançante três noites por semana para platéias lotadas no “Ingleterra Ballroon.
Posteriormente, entraram para o grupo os vocalistas Allen De Witt, Bob Freeman, Irwin Bendell e o próprio Tiny. Logo a corporação musical se estendeu com apresentações nos estados de Nebraska, Missouri e Iowa, crescendo com apresentações ao longo das décadas de 1930 e 40. Ao mesmo tempo, a banda estava tocando em salões de baile de costa a costa do país, em famosos salões de baile como: Casino Gardens, Ocean Park, Aragon e Trianon em Chicago e The Rainbow Ballroom em Denver. Em grande evidência, Tiny e seus comandados tornaram a orquestra a substituta no verão do programa de rádio “Lucky Strike Hit Parade” e capa da revista Billboard na edição de 23 de setembro de 1944.
Tiny foi casado três vezes. Primeiro com Alta Blystone. Ela viajava com ele e sua mãe, cozinhando refeições para a banda quando estavam em turnê. Em 1º de maio de 1946, casou-se com Jenny Carson, cantora e compositora de música country. A união durou até abril de 1949. Em março de 1957, casou-se novamente com Catherine Marie Pearson.
A banda de Tiny apresentou-se em salões de baile em todos os quadrantes do país e no rádio gravando temas musicais como Angry (Zangado seu maior sucesso), Sioux City Sue (Suzaninha da cidade de Sioux),“Heartaches” (Dores de cabeça), “I´ll Sail My Ship Alone (Navegarei meu barco sozinho), “Who Sorry Now? (Quem se Importa agora?), ”I´m Looking Over a Four Leaf Clover” (Estou procurando um trevo de quatro folhas), entre outras mais.
Em janeiro de 1950, mudou-se para o estado do Colorado onde passava o tempo quando não estava na estrada, adquirindo uma fazenda de laticínios de 140 acres na cidade de Lampton-Dakota do Sul. Um ano depois, a banda percorreu 74.000 quilômetros pelo país em dez meses apresentando-se em inúmeras cidades, diminuindo as atividades musicais paulatinamente e ficando mais tempo com seus interesses comerciais.
Apesar do fim das era das big bands, Tiny continuou a se apresentar com pequenos grupos (combos) na região de Denver, retornando frequentemente ao Centro Oeste para apresentações especiais. Ele permaneceu relutantemente à frente do grupo até sua morte ocorrida no dia 13 de dezembro de 1971, aos 65 anos de idade. Até nossos dias, existe a Tiny Hill Orchestra, sediada na cidade de St.Louis-Missouri com apresentações periódicas, tendo como líder o arranjador e multi-instrumentista Dan Stevens.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário