Cultura & Lazer Quinta Avenida

Big Band do trombonista Glenn Miller

Glenn Miller

   Alton Glenn Miller, liderou a mais e carismática corporação musical da era do swing. Antes de alcançar o sucesso, Miller formou  a primeira banda no ano de 1937, dissolvendo-a em dezembro do mesmo ano, sem o êxito desejado. Miller, um homem determinado e perspicaz, formou nova corporação em maio de 1938, agora com a definição do ”Miller Sound”, que vinha tentando introduzir no repertório e que logo conquistaria a América do Norte e posteriormente o mundo.

    No dia 17 de maio de 1939 a banda estreou no badalado salão de baile “Glen Island Casino” na cidade de New Rochelle-New York, tocando música estilizada para dançar, recebendo reações entusiásticas dos dançarinos que lotavam o salão. Foi o início do sucesso com transmissão pelas ondas do rádio em cadeia para todo país. A partir desse dia, o “Miller Sound’ estava definitivamente integrado e aceito no contexto da música popular norte-americana do século XX.

   O que caracterizava a música de Glenn Millet, era o som inconfundível  pesquisado incansávelmente anos a fio e identificado aos primeiros acordes. A sonoridade característica é o resultado obtido pela clarineta tocando com a seção de saxofones, uma oitava acima do saxofone-tenor líder. Uma sonoridade límpida, transformando-se na mais querida e conhecida orquestra da era do swing, arrastando multidões onde quer que se apresentasse. Foram aproximadamente quatro anos de intenso trabalho de  permanente exposição e sucesso.

   Miller, ser humano disciplinado, disciplinador e obstinado. Sabia muito bem o que queria e não media esforços para alcançar seus objetivos. Durante a existência da orquestra civil, músicos de grande competência trabalharam a seu lado. Assim podemos mencionar os trompetistas Johnny Best, Billy May e Ray Anthony, na seção de palhetas os saxofonistas Tex Beneke, Al Kink, Hal McIntire, Ernie Cáceres e o clarinetista Willie Schwartz, trombonistas Paul Tanner, Jimmy Priddy e Frank D´Annolfo, na guitarra Carmen Mastren, baterista Moe Purtill, ao piano Chummy McGregor, dentre muitos outros que passaram pela orquestra. Todos comandados pela mão firme de Miller, que ensaiava a orquestra exaustivamente antes de qualquer apresentação pública, gravação e programa de rádio na rede N.B.C. (National Broadcasting Company).

   Não se pode deixar de mencionar também os importantes arranjadores Jerry Gray e Bill Finegan além de  Glenn Miller, que davam  à banda a qualidade musical necessária.

   Todas as apresentações públicas da banda em programas de rádio, bailes e shows, iniciavam com a inesquecível e bela canção tema “Moonlight Serenade”, composição de Glenn Miller e Mitchell Parish. É preciso mencionar, que Miller também dava especial atenção aos temas interpretados por cantores e cantoras como Ray Eberle contratado em maio de 1938, os saxofonistas Tex Beneke e Skip Nelson que também faziam alguns vocais, bem como o famoso conjunto vocal The Modernaires.

   A lendária orquestra civil liderada pelo trombonista Glenn Miller, foi desfeita em setembro de 1942, no auge da fama e do sucesso, para surpresa de todos. Ele, um patriota convicto, largou tudo para alistar-se voluntariamente nas forças armadas, mesmo tendo passado do limite de idade. A despedida deu-se no  “Central Theatre” da cidade de Passaic-New Jersey. O último show foi emocionante; ao baixarem as cortinas, toda a orquestra estava em prantos, a emoção era muito grande. Encerrava-se aí, a trajetória da mais popular orquestra de danças da era do swing. Alton Glenn Miller iria se incorporar às forças armadas de seu país e, futuramente, passaria a liderar a “The U.S. Army Air Force Band”. Sua tarefa era entreter os soldados norte-americanos, primeiro em território na América do Norte, posteriormente, indo para a Europa em meados de 1944, apresentar sua música inesquecível para as tropas aliadas acantonadas na Inglaterra. Durante a existência da orquestra civil, entre 1937 e 1942 o acervo foi gravado inicialmente nos estúdios da Columbia Records e depois, na etiqueta Bluebird  Records, subsidiária da gravadora RCA Victor. No próximo artigo, contaremos a saga da “The U.S. Army Air Force Band” dirigida pelo Major Glenn Miller, durante e Segunda Guerra Mundial (1939-1945).