Educação

Bisnetos de Charles Murray visitam a Casa Amarela, na Fundação

Casa Amarela, patrimônio cultural de Santo André, está localizada no antigo Sítio Tangará, provavelmente construída entre as décadas de 1920 e 1930

O Centro Universitário Fundação Santo André recebeu na Casa Amarela, que abriga a sua reitoria, a visita de bisnetos de Charles Murray, dono do Sítio Tangará, terreno na Vila Príncipe de Gales, onde funciona a FSA desde os anos 60.  

Paulo e Isabel Del Priore, foram expressar seu agradecimento pelo tratamento e importância que a Fundação dá a preservação do imóvel e à memória da família Murray. Eles são filhos da escritora e historiadora Mary Lucy Murray Del Priore, neta de Charles Murray e Lucy Simonsen Murray (irmã de Roberto Simonsen, dono da Cerâmica São Caetano).

Eles foram recebidos pelo Professor Roberto Sallai, vice-reitor da Fundação Santo André e pelos Professores Enrique Staschower e Ana Lara Bueno, titulares do curso de Arquitetura e Urbanismo. “Durante a visita, tivemos a oportunidade de trocar ideias sobre a adaptação da Casa Amarela às necessidades de mobilidade de Percy Murray, filho do casal Charles e Lucy, que se replicam no sítio da família em Teresópolis, estado do Rio de Janeiro, na casa na Urca, na capital Fluminense e na sede do Fluminense Football Club, no bairro das Laranjeiras, zona sul carioca, já que foram fundadores do clube. Elementos como a rampa, a lareira e as cerâmicas, entre outros, estão presentes nestes lugares”, revela o Professor Enrique Staschower.

Para quem não sabe, a Casa Amarela é um patrimônio cultural da cidade de Santo André. Está localizada no antigo Sítio Tangará, provavelmente construída entre as décadas de 1920 e 1930. O imóvel era utilizado como sede do campo de golfe da família de Charles Murray. A edificação representa a época das grandes chácaras de veraneio e também a luta pela criação de uma universidade no grande ABC.

O imóvel foi tombado como patrimônio cultural de Santo André pelo COMDEPHAAPASA – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André. Também participaram do encontro o historiador e professor universitário Antônio de Andrade.