A maior liquidação do varejo, tradicional movimento de vendas pela internet, anima os comerciantes de São Bernardo do Campo nas lojas físicas. A Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) estima que o comércio local deve ter um incremento de 8% nas vendas em relação à data do ano passado, que neste ano será, na sexta (24).
A expectativa da Associação ocorre em função de a perspectiva da retomada no cenário econômico incentivar o consumo, já que há sinais de mais confiança do consumidor. “E também do empresariado, que começa a ver sinais positivos com a queda da inflação, dos juros e maior poder de compra com a previsão de pagamento do 13º salário”, explica Valter Moura, presidente da ACISBEC.
Moura sugere que os lojistas aproveitem a data para atrair o consumidor e lançar promoções como descontos, parcelamentos, cupons, entre outras estratégias. “As ações de marketing já começam em contagem regressiva, iniciando a temporada de compras de fim de ano”, afirma.
A Black Friday é um evento do varejo marcado por descontos em diferentes lojas. O movimento começou nos Estados Unidos e foi copiado por comerciantes de diversos países, entre eles, o Brasil.