O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai financiar com R$ 1,35 bilhão as obras de construção do trecho norte do Rodoanel, em São Paulo. A liberação de recursos do Banco foi antecipada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita às obras do túnel Santos-Guarujá, no litoral paulista, sexta (2).
O investimento do BNDES comporá o aporte público que compete ao Estado de São Paulo, estabelecido no contrato de PPP junto à Concessionária Rodoanel Norte SPE S.A – sociedade de propósito específico constituída pela Via Appia Fip Infraestrutura, vencedora do leilão de concessão do Trecho Norte. A participação total do governo paulista nas obras é de R$ 1,5 bilhão.
Lula destacou ainda o investimento do governo federal para criação de 12 novos institutos federais no Estado de São Paulo. “Esses institutos precisam ser utilizados para formar jovens para desenvolver a economia local. Qual é a aptidão da cidade de Santos? Esses jovens têm que estudar cursos que podem servir para aprimorar o crescimento econômico e o desenvolvimento tecnológico da cidade”.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ressaltou a importância do projeto rodoviário que circunda a cidade de São Paulo: “O trecho Norte do Rodoanel é um projeto prioritário, que inclusive está em processo de inclusão no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (“Novo PAC”) do Governo Federal.”
“O investimento público para a qualificação da infraestrutura é decisivo para o país ter um crescimento sustentado. Para isso, é preciso somar esforços. O projeto do trecho norte do rodoanel de São Paulo é um exemplo de parcerias público-privada e entre o governo paulista e o BNDES, um banco público federal”, diz a diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática, Luciana Costa.
O projeto prevê a redução estimada de cerca de 30 mil caminhões e 54 mil automóveis na Marginal Tietê por dia. A utilização do Rodoanel Norte reduzirá o tempo de deslocamento entre as rodovias Dutra e Fernão Dias em 21 minutos, Dutra e Bandeirantes em 26 minutos e Dutra e Castello Branco em 27 minutos. O tráfego desviado da RMSP para o Rodoanel também reduzirá o deslocamento dentro da cidade na Marginal Tietê.
O Trecho Norte possui as condições de uma rodovia cujas principais características são a velocidade diretriz de projeto de 120 km/h, pista dupla separada por canteiro central e controle total de acesso, mantendo o padrão dos Trechos Oeste, Sul e Leste, em operação. A rodovia possui 19,7 km de vias em 4 faixas e 26,1 km de vias em 3 faixas. Além disso, possui 14 túneis totalizando 12 km de extensão (cerca de ¼ da extensão da rodovia) e 60 OAEs (obras de arte especiais). Adicionalmente, o contrato da PPP prevê uma série de intervenções por parte da concessionária relativas à mitigação do impacto ambiental, com 14 passagens de fauna e 46 caixas para produtos perigosos.