Política

“Boca no trombone”

O presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB), mostrou que sabe ocupar espaço na área política em Brasília. Até então desconhecido, conseguiu se eleger presidente do Legislativo Federal num trabalho individual, inclusive derrotou o grupo formado pela presidente Dilma, comandado pelo ministro Aloízio Mercadante. Agora, Cunha ganha espaço nas TVs, jornais, rádios e redes sociais ao afirmar que “o PMDB não repetirá a aliança com o PT”, pois “o partido vai buscar o seu caminho em 2018”. Quer dizer, em 2018 tem eleição para presidente da República e Cunha, obviamente, já está agitando sua candidatura.

Filiação
Os dados recentes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que, em 2015, os partidos políticos conseguiram 77 mil filiações nos primeiros cem dias do ano, praticamente o mesmo número do ano passado, representando uma queda de 60% em relação ao mesmo período de 2011, ano anterior à realização dos últimos pleitos municipais. Se a filiações de 2015 forem iguais a de quatro ano atrás, o País chegará a dezembro com 620 mil novos eleitores, que irá representar a menor mobilização de filiados pré-eleição municipal em toda série histórica desde a redemocratização.

Disputa
O Aécio Neves, como presidente nacional do PSDB, tem tudo nas mãos para disputar a presidência em 2018. No entanto, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e José Serra (PSDB) também querem ser candidatos. Alckmin já montou seu esquema. Se não tiver espaço do PSDB vai se transferir para o PSD, dirigido pelo seu vice-governador, Marcio França, que seria candidato a governador. E Serra articula sua candidatura pelo PMDB, que sendo candidato dos sonhos de Michel Temer.

Frota
O governador Geraldo Alckmin esteve em São Bernardo, na segunda (15), para entregar três ônibus que são movidos a hidrogênio, que fazem parte da primeira frota no país. O projeto, coordenado pela EMTU, foi construído no Brasil. O teste com os novos ônibus começam a partir de julho, com passageiros, no trecho Diadema/Morumbi, no Corredor ABD (São Mateus/Jabaquara). A preocupação do projeto é com meio ambiente e mobilidade urbana.

Mudança
A atual administração da Prefeitura de Santo André vai mudar para o Estádio Bruno Daniel as secretarias de Mobilidade Urbana e Obras, comandada por Paulinho Serra (PSD), e Educação, dirigida por Gilmar Silvério.

Cooper
No sábado passado (13), pouco depois da 8h da manhã, na porta de sua residência em Santo André, na área central da cidade, o prefeito Carlos Grana aguardava pacientemente na porta do seu prédio a chegada do segurança para ir a um encontro político. Também estava preparado para fazer Cooper, logo depois do encontro. É um novo Grana que surge.

Indicado
O vereador Luiz Zacarias (PTB), em reunião, foi indicado pelo partido como candidato a prefeito de Santo André na eleição do próximo ano. Estiveram presentes na reunião: Dinah Zekcer, Edson Sardano e Roberto Rautenberg.

Comissão
O deputado Orlando Morando (PSDB) foi eleito Vogal da Comissão Executiva Estadual do PSDB de São Paulo, que irá comandar o partido no próximo biênio. No domingo (13), foi realizada a convenção a estadual, na Assembléia Legislativa. Foi eleito presidente Pedro Tobias e vice Miguel Haddad. Ao todo, foram eleitos 22 novos membros. Sobre a eleição, Morando disse que “o PSDB está unido e fortalecido para as próximas eleições”.

Candidatos
A sucessão municipal em São Bernardo, a ser realizada em outubro do próximo ano, praticamente já tem alguns nomes que desejam disputar a prefeitura. Alguns ainda precisam disputar a indicação com outros companheiros no partido. No entanto, outros já têm caminho livre para sua empreitada. A dúvida maior está em torno do PT, que ainda não tem candidato oficializado pelo prefeito Luiz Marinho. A possibilidade maior é para Tarcísio Secoli, secretário de Serviços Urbanos. Porém, o deputado Luiz Fernando Teixeira (PT) também espera ter espaço para ser candidato e talvez outros petistas. Do outro lado, Morando está com o caminho livre para ser o candidato do PSDB, pois é o presidente do diretório de São Bernardo, esvaziando as possibilidades do ex-prefeito William Dib, que procura se filiar em outro partido. Também no PPS, o deputado Alex Manente também está com o caminho livre para sua candidatura.

Conseguiu
Dias atrás, nesta coluna, foi publicada a nota de que o secretário Todo-Poderoso do atual prefeito de São Caetano, com força conseguida na atual administração, poderia ser o vice na sucessão municipal do próximo ano na chapa do prefeito Pinheiro. Agora, outro jornalista de uma publicação local afirmou que o Todo-Poderoso tem convite para ser vice na chapa oficial, porém está indeciso, pois também quer ser candidato a prefeito de Santo André. Pois é…

Votação
Na próxima terça (23), a Câmara de São Caetano vai votar as contas do ex-prefeito José Auricchio, referente ao exercício de 2012, que tem o parecer contrário do TCE (Tribunal de Contas do Estado). Porém, a Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo derrubou o parecer do TCE. Assim, os 19 vereadores da Câmara irão decidir se aprovam ou não as contas de Auricchio. O ex-prefeito precisa apenas de 13 votos. Caso as contas sejam aprovadas, Auricchio pode se candidatar a prefeito nas eleições do próximo ano.