Política

Bolsonaro lidera intenção de votos para presidente; Alckmin e França, para governo de SP

O presidente Jair Bolsonaro lidera a eleição presidencial para 2022 no estado de São Paulo, segundo o levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas entre os dias 28 de abril e 1º de maio de 2021, divulgado na terça (4) de maio. Em relação ao governo do Estado, os ex-governadores Geraldo Alckmin (PSDB) e Márcio França (PSB) lideram a disputa.

Foram simulados quatro cenários, para a disputa de Governador de São Paulo. No primeiro, Alckmin aparece com a maior intenção de voto, com 19,9%; seguido de França, com 15,4%;  Fernando Haddad (PT), com 13,4%; Guilherme Boulos (PSOL), com 11,4% e Paulo Skaf (MDB), que tem 10,2%. No cenário 2, Alckmin lidera com 20,8%, seguido de França, com 15,9% e Haddad com 13,6%, No cenário 3, França figura em primeiro, com 19,5%; Haddad em segundo, com 16,2% e Skaf em terceiro, com 13,2%. No cenário 4, no qual no figura Alckmin, França aparece com 18,3%; Haddad com 15,8%; Skaf, com 12,8%. Nele, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), aparece com 2,9%.

Em relação a aprovação do atual governador João Doria (PSDB), 54% dos entrevistados avaliam como ruim ou péssima, sendo 11,4% ruim e 42,6% péssima, enquanto que 15,8% boa ou ótima, sendo 2,7% ótima e 13,1% boa. Os piores índices foram revelados na aprovação do governo: 65,3% desaprovam o governo Doria, contra 30,4% que aprovam.

Na simulação de candidatos à presidência da República, Jair Bolsonaro aparece, no cenário 1, com 32,7% das intenções de voto, seguido de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 23,7%; Sergio Moro, com 6,7% e Doria com 6,3%. No cenário 2, Bolsonaro lidera com 32,7%, seguido por Haddad, com 14,5%; Ciro Gomes (PDT), 8,3%.

Quanto à avaliação do governo Bolsonaro, 33,8% consideram bom ou ótimo, sendo 15,1% ótimo e 18,7% bom; já péssimo ou ruim, chega a 42,1%, sendo péssima, 34,8% e ruim, 7,3%. Em relação à aprovação, 45,6% aprovam o governo, porém, 49,4% desaprovam Bolsonaro.

Candidato do ABC para Governo do Estado

O prefeito Orlando Morando (PSDB), dos atuais prefeitos do ABC, é o único que visualiza, no seu horizonte político, o Governo do Estado. Apesar disso, Morando, que até agora, não havia assumido publicamente, sua intenção em disputar a eleição para governador, apesar de demonstrar vontade, foi mais incisivo na sua avaliação sobre a disputa, em entrevista à Radio Bandeirantes, na última semana. “Quem entra na vida pública tem que sempre sonhar com um horizonte maior. Fui deputado várias vezes. O homem público não pode ser dono do cargo que ele vai ocupar. Tem que ser um servidor da vontade das pessoas e tem que se saber posicionar. Ninguém bate na porta e pergunta, você quer ser prefeito? Você quem procura dentro daquilo que é possível, a boa oportunidade de representar a sociedade”, revelou.

E ainda foi enfático ao dizer que não descarta a possibilidade. “Não vou dizer que nunca gostaria de governar São Paulo, sem dúvida nenhuma, mas muito mais do que gostar, posso garantir que depois de governar São Bernardo e ter substituído o PT, sempre na humildade do meu tamanho, e que as pessoas me colocaram, quem passou pelo desafio que passei, de pegar São Bernardo destruída e ter sido releito com 70%, tem capacidade para Governar o Estado de São Paulo, com muita convicção”.