O vereador e presidente da Câmara de Santo André, Pedrinho Botaro (PSDB), na sessão ordinária de terça (10), protocolou o Projeto de Lei 87/2022 que autoriza o Poder Executivo a incluir no calendário oficial da cidade o mês “Maio Furta-cor”. Campanha criada com o intuito de conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre as questões ligadas à saúde mental materna.
“Infelizmente temos notado um grande aumento de casos de depressão, ansiedade, e até mesmo, suicídio entre as mães brasileiras. Conversando com algumas mães andreenses percebi que em nossa cidade não tem sido muito diferente, por essa razão trouxe a ideia para o debate”, explica Pedrinho.
Com a aprovação do projeto Maio Furta-cor, o Poder Executivo terá aval para buscar parceiros para promoção de palestras, rodas de conversa, entrevistas, lives, marchas, caminhadas, além de outras ações gratuitas ao longo de todo o mês de maio.
“O sofrimento mental materno é uma realidade que infelizmente não tem a devida atenção da sociedade e do poder público. O estigma em torno de temas ligados à saúde mental é ainda mais reforçado quando se estende ao campo maternal”, ressaltou o vereador.
O Maio Furta-cor surgiu em 2021 e tem ligação direta com os efeitos causados pela pandemia decorrente da Covid-19. Fatores como escolas fechadas, aumento dos índices de violência doméstica, desemprego, redução salarial e jornada dupla de trabalho, são apenas algumas das condições que impactam diretamente a saúde mental materna, além da vulnerabilidade emocional comum em gestantes e puérperas.
“A saúde mental materna precisa ser colocada em pauta. Infelizmente eu e minha esposa tivemos uma perda gestacional e sabemos o quanto é difícil assimilar todos os sentimentos que envolvem esse momento tão delicado para o casal e toda a família”, relembrou Pedrinho, que também é autor do projeto de lei denominado “Semana da Humanização do Luto Maternal e Parental.
No próximo domingo (15), Santo André receberá a primeira marcha do Maio Furta-cor de Santo André e contará com a presença de Botaro. A concentração ocorrerá a partir das 9h no Parque Prefeito Celso Daniel, no bairro Jardim. “Vamos trabalhar pela aprovação deste projeto e trazer a sociedade para debater esse assunto conosco e lutar por essa bandeira e levar mais essa contribuição para as mães andreenses”, finalizou.